Notícias

Presidente da 505 Games admite má gestão do upgrade de Control para PS5

Neil Ralley reconheceu a decepção dos jogadores e promete mudança na política de upgrade da publisher

por Vítor Amorim Heringer
Presidente da 505 Games admite má gestão do upgrade de Control para PS5

Em agosto de 2020, a 505 Games e a Remedy Entertainment anunciaram Control Ultimate Edition para PS4 e PS5. No entanto, surpreenderam por não permitirem atualização gratuita para o PlayStation 5, enquanto outros jogos receberam o recurso. Agora, a publisher admitiu a má gestão do upgrade do game.

Em entrevista a GamesIndustry.biz, Neil Ralley, presidente da editora, explicou que as decisões tomadas para a versão “Ultimate” criaram “bloqueadores” para poderem pôr em prática o update grátis. Segundo ele, a empresa tentou “voltar atrás” e se reorganizar, mas não conseguiu evitar a atualização paga.

Cada transição de uma geração para outra cria desafios tanto para o desenvolvimento quanto para a publicação. A opção de Smart Delivery (referência ao Xbox), se é que posso usar esse termo para generalizar, era algo que não havíamos enfrentado antes como indústria. Para Control, tomamos certas decisões restringindo como poderíamos realizar a entrega inteligente para a versão de próxima geração de Control. Foram as decisões corretas na época, mas eles criaram esses bloqueadores. Não fomos capazes de voltar atrás e reorganizar como estávamos desenvolvendo a Ultimate Edition para que haja uma maneira sensata e justa de fazer o Smart Delivery.

Presidente da 505 Games admite má gestão do upgrade de Control para PS5
Upgrade de Control para PS5 gerou polêmica para a 505 Games. Foto: Reprodução

Na época do anúncio da nova versão, a 505 Games disse que as melhorias de Control para a nova geração não poderiam ser feitas com o título original como base. No entanto, muitas outras empresas lançaram games também com aprimoramentos e disponibilizaram upgrade gratuito.

Ralley reconheceu a decepção dos jogadores e prometeu que a publisher está com uma nova política sobre o recurso. O lançamento de Ghostrunner para PlayStation 5, ainda este mês, e Assetto Corsa Competizione, no início de 2022, contarão com atualização gratuitas para quem tiver os jogos de PS4.

Aprendemos muito com isso. Como editora, lidamos com isso e comunicamos da melhor forma ao público? Talvez não. Mas fizemos o máximo para satisfazermos os consumidores… Seguindo em frente, seremos capazes de fazer isso de uma maneira muito melhor e você verá nos próximos exemplos que temos com Ghostrunner no final de setembro e Assetto Corsa no início de 2022. Estou muito confiante de que lidaremos maneira melhor.

Remedy trabalha em spin-off de Control

O estúdio do game está preparando um spin-off cooperativo para até quatro pessoas, com orçamento de € 25 milhões. Intitulado de “Condor”, o título não tem data de lançamento, mas chegará ao PlayStation 5, Xbox Series X|S e ao PC. Confira mais detalhes!