Notícias

505 Games tenta explicar polêmica quanto ao “upgrade gratuito” de Control

"Upgrade gratuito" só estará disponível na Ultimate Edition, o que gerou revolta entre os fãs

por Vinícius Paráboa
505 Games tenta explicar polêmica quanto ao

Há pouco tempo, a 505 Games e a Remedy Entertainment revelaram que Control teria o recurso do “upgrade gratuito”, mas apenas para quem tiver sua “Ultimate Edition”. A versão, que possui os dois DLCs do título, só será lançada em 10 de setembro, ou seja, quem já comprou a edição base precisará adquirir a nova para conseguir o port de PS5.

Isto gerou revolta entre os fãs e obrigou a publisher a soltar um comunicado para tentar explicar a decisão. Segundo a empresa, não há como fazer melhorias que se aproveitem dos recursos dos consoles next-gen com a versão original do jogo. Entretanto, ainda será possível jogá-la no PlayStation 5 através da retrocompatibilidade.

O upgrade que oferecemos só é possível ao melhorar a mesma versão do game. Já que estamos fazendo melhorias adicionais em Control Ultimate Edition nas plataformas next-gen, infelizmente nós não podemos oferecer um upgrade para todos os jogadores de Control. Entendemos como isso pode chatear um grande número de jogadores, mas você ainda poderá jogar a edição de 2019 e cada expansão nas novas plataformas (com a retrocompatibilidade).

Vale notar a diferença entre “upgrade gratuito” e “retrocompatibilidade”. O primeiro leva o título da atual geração para a próxima, sem custos adicionais, dando acesso à edição otimizada (em outras palavras, esses games se aproveitam de todos os recursos desses videogames). A outra até permite o gameplay com jogos de gerações passadas, mas sem as melhorias.