Resumão: tudo o que sabemos sobre o PlayStation 5
Tempo de loading curto e imersão nos controles são algumas das novidades.
Enfim, o PlayStation 5 foi oficialmente confirmado (com esta nomenclatura) pela Sony e vai chegar em 2020. Jim Ryan, presidente e CEO da empresa, falou um pouco do console no site oficial e ainda comentou sobre as novas funcionalidades do controle do videogame.
O Meu PS4 preparou um resumão com todas as informações oficiais que a companhia japonesa já soltou ao público. Portanto, se você quer ficar totalmente inteirado sobre o console da próxima geração, basta ler abaixo.
Janela de lançamento do PlayStation 5
O lançamento do PlayStation 5 já está agendado para 2020, mais precisamente no fim do ano. A Sony não deu detalhes quanto à data, mas já é bom ir pensando no console como um bom presente de Natal.
Suporte ao Ray Tracing
Mark Cerny, arquiteto de sistemas, já havia anunciado que o videogame teria suporte ao ray tracing mais cedo neste ano. No entanto, muitos fãs se perguntavam se a tecnologia seria “emulada” ou “real”. A dúvida acabou nesta terça-feira: a aceleração de ray tracing está no hardware da GPU, ou seja, o recurso será “de verdade”.
Para quem não sabe, o Ray Tracing é uma tecnologia que, basicamente, imita a forma como a luz “pula” de objeto para objeto na cena. A renderização de reflexos, por exemplo, fica mais real. E, além disso, deixa o áudio mais vivo.
Tempo de loading mais curto e maior eficiência
A nova SSD do PlayStation 5 promete acabar com as dores de cabeça dos jogadores impacientes. Isso porque os tempos de loading no console serão mais curtos, o que a Sony trata como prioridade. Em testes feitos usando Marvel’s Spider-Man, o videogame reduziu o carregamento de 15 para 0,8 segundos.
Mídias físicas de 100 GB e armazenamento
As mídias físicas terão discos ópticos de 100 GB, o que dá uma noção do peso dos jogos. O PlayStation 5 contará com uma unidade óptica que funciona como um reprodutor Bluray 4K, e a instalação será mais “personalizável”. O processo de armazenamento dos jogos vai ser auxiliado pelo sistema de dados simplificados do SSD.
Em outras palavras, isso pode significar que os jogadores terão a opção de escolher quais partes de um jogo desejam instalar. Seja single player ou multiplayer, aquele que for prioritário para o gamer será armazenado no console.
Evolução na sensação dos controles
O controle vai dar o que falar para a próxima geração. Embora ainda não tenha um nome oficial, novidades não faltam. Os botões L2/R2 agora poderão ser adaptados dependendo do tipo de game jogado. Por exemplo, a sensação que os jogadores terão será diferente ao carregar uma flecha no arco em comparação a atirar com uma metralhadora.
O tato que as pessoas irão sentir vai se diversificar de jogo para jogo, aumentando a imersão. Ao andar na areia, o DualShock 5 reproduzirá uma sensação “lenta e escorregadia”; na lama, mais mole e pegajosa.
O controle usará um conector USB do Tipo C e também será possível jogar com cabos. Contudo, não houve menção ao tempo de duração da bateria. Ele será mais pesado que o DS4.
Interface do usuário será uma “rede social”
Mark Cerny também disse que o PlayStation 5 terá uma grande interatividade entre usuários e títulos. O game poderá ser explorado antes mesmo do jogador abri-lo. Além disso, a interface passará por mudanças para que ofereça todos os detalhes e informações possíveis, como recompensas de missões no single player, por exemplo.
Nenhuma precificação
A Sony ainda não afirmou quanto vai custar o console. Portanto, o jeito é ir juntando uma graninha até que a empresa se pronuncie sobre o assunto.
Retrocompatibilidade
Um dos recursos mais esperados pelos fãs é o da retrocompatibilidade. Jim Ryan afirmou há alguns meses, que jogadores de PlayStation 5 e PlayStation 4 poderão jogar títulos multiplayer entre si. Isso é claro, também significa que jogos da atual geração poderão rodar no next-gen da Sony.
E você, caro gamer, está ansioso para a chegada do PlayStation 5? Vai comprá-lo no primeiro dia? Conta pra gente nos comentários!