Notícias

PlayStation abre o jogo sobre “console da nova geração”, que não sai em 2019

Não é um só upgrade

por Thiago Barros
PlayStation abre o jogo sobre

Enfim, temos novidades sobre o PlayStation 5. Ainda não podemos chamá-lo assim, mas o fato é que a própria Sony revelou detalhes interessantes sobre o seu “console da nova geração”. Como, por exemplo, que ele está sendo criado há quatro anos e não, não vai chegar em 2019.

Mark Cerny, mente por trás do PS4 e também desse próximo videogame, falou com o Wired sobre o assunto – e o texto foi divulgado pelo perfil da PlayStation no Twitter. Ou seja, é oficial. Nada de especulação ou rumor. E os detalhes que já foram revelados parecem bem animadores. 

“A grande questão é se um console adiciona só uma camada às experiências que já temos ou se realmente permite mudanças fundamentais no que jogar pode ser”, disse. 

Obviamente, segundo ele, o “console da nova geração”, como o próprio chama, está encaixado na segunda opção. Ou seja, será realmente um indicador muito forte de uma nova era na experiência gamer. Do zero. Pensado há quatro anos, e agora já com vários estúdios trabalhando em conjunto, o PS5 promete.

Processador baseado na estrutura AMD Ryzen de 7nm Zen 2, GPU da família Navi da Radeon, com suporte ao “ray tracing”, tecnologia de 3D super utilizada em Hollywood, mas nunca antes vista em um console, áudio 3D personalizado e um novo espaço de armazenamento.

Como são muitas coisas, vamos por partes:

– O Ray Tracing é uma tecnologia que, basicamente, imita a forma como a luz “pula” de objeto para objeto na cena. A renderização de reflexos, por exemplo, fica mais real. E, além disso, o áudio também está mais vivo. Segundo Cerny, a tecnologia é ótima para o jogador ouvir detalhes, como “passos de inimigos”.

– O processador AMD não é só mais potente e melhora o visual, como também toda a experiência de áudio, com um recurso 3D personalizado. “Como gamer, fiquei decepcionado que o áudio não melhorou tanto do PS3 pro PS4”, disse o executivo, que garante que a evolução será notória agora.

– Perguntado sobre realidade virtual, Cerny disse não poder falar sobre isso no momento, mas reforçou a dedicação da Sony ao PlayStation VR e a esse tipo de tecnologia. Há rumores de que um PSVR 2 será vendido junto com o novo PlayStation, mas isso não foi confirmado. Por outro lado, Cerny garantiu que o PSVR atual é compatível com o novo console.

– Em 2015, Cerny começou a conversar com seu time sobre o armazenamento do novo PlayStation. Para demonstrar a eficiência dele, que é como se fosse um SSD personalizado, ele rodou Marvel’s Spider-Man (jogo no qual também trabalhou) num PS4 Pro e num Dev Kit do “PS5”. 

O loading de uma cena no console atual demorou 15 segundos. No dev kit do novo console, foram 0.8. A ideia é tornar a experiência, em geral, mais rápida. “Não dá pra ir mais rápido do que isso”, explicou. E isso é só o começo do que pode ser feito com essa nova tecnologia, segundo o executivo.

– Serviços, preços, datas, nada disso foi confirmado. Porém, há alguns outros detalhes bacanas: O console não será “download only”, aceitará mídia física; como usa a arquitetura básica do PS4, ele será compatível com jogos atuais; e o lançamento do console terá vários jogos novos na transição da geração.