Refeitos com sucesso: 10 remakes de respeito no PlayStation 4
O MeuPlayStation relembra de dez remakes bem-sucedidos no PS4
A indústria dos games vive “era das remasterizações e remakes”. Os estúdios e publishers vêm trazendo sucessos de gerações passadas para as atuais, como forma de atacar a nostalgia dentro dos corações dos jogadores – e conquistarem novos fãs.
Por conta disso, o MeuPlayStation separou dez remakes do PlayStation 4 que fizeram sucesso. Preste atenção: esta lista só reúne remakes, não remasters. Portanto, não espere ver nomes como The Last of Us Remastered ou Uncharted: The Nathan Drake Collection aqui.
Crash Bandicoot N’Sane Trilogy
Crash Bandicoot N’Sane Trilogy foi o responsável pela volta triunfal de marsupial. A Activision encarregou a Vicarious Visions em refazer a trilogia original da Naughty Dog e o resultado não poderia ser melhor: em determinado ponto, a coletânea passou de 10 milhões de unidades vendidas.
Resident Evil 2
A Capcom é outra a investir bastante em remakes do PlayStation 4 nos últimos anos. Na verdade, a companhia japonesa parece ter um apreço especial pela série Resident Evil, que recebeu reimaginações dos segundo e terceiro jogos.
Resident Evil 2 fez sucesso entre os dois. A aventura de Leon S. Kennedy e Claire Redfield em Raccoon City foi muito recebida pelos antigos e pelos novatos.
Shadow of the Colossus
Shadow of the Colossus já era um game de respeito, quando chegou ao PS2 lá em 2006. Então, uma remasterização – também bem-sucedida – chegou ao PS3 em 2011. Mas a Sony e a Bluepoint Games não estavam satisfeitas e refizeram tudo em 2018.
No título, os jogadores são encarregados de viajarem por uma terra proibida, onde devem derrotar dezesseis criaturas chamadas de “Colossi”. Tudo para restaurar a vida de uma garota, Mono.
Spyro: Reignited Trilogy
Outro dos remakes do PlayStation 4 da Activision foi Spyro. “Reignited Trilogy” é uma recriação completa da trilogia original da Insomniac Games, mas desta vez, produzida pela Toys For Bob.
Desenvolvido com o uso da Unreal Engine 4, a coletânea põe os jogadores na pele do dragãozinho roxo, que precisa derrotar inimigos com suas chamas, enquanto atravessa fases de plataforma.
Crash Team Racing Nitro-Fueled
A Activision não parou de investir em remakes. Após o sucesso de Crash Bandicoot N’Sane Trilogy, os fãs clamaram pelo retorno de Crash Team Racing, spin-off de corrida lançada em 1999 pela Naughty Dog. E foram atendidos.
A Beenox trouxe “Nitro-Fueled“, que não só possui as pistas e personagens de CTR, mas também reúne os elementos de Crash Nitro Kart (PS2). Além disso, o jogo introduziu um sistema de temporadas, com novos conteúdos no período pós-lançamento (ele acabou encerrado há alguns meses).
Mafia: Definitive Edition
Outra repaginação bacana chegou recentemente. Mafia: Definitive Edition é inspirado no filme “O Poderoso Chefão” e realmente imerge os jogadores em uma cidade dominada pelas “famílias” italianas.
Na pele de Tommy Angelo, os gamers precisam cumprir missões para o “pai”, como perseguições de carro, trocas de tiro e mais. Os gráficos também impressionam os familiares com a franquia.
Tony Hawk’s Pro Skater 1+2
Percebendo o sucesso proporcionado pelos remakes de Crash e Spyro, a Activision seguiu investindo neste segmento. A distribuidora lançou Tony Hawk’s Pro Skater 1+2, uma união dos dois primeiros títulos da lendária série de skate.
A Vicarious Visions, a mesma de Crash Bandicoot N’Sane Trilogy, repaginou os mapas de ambos jogos, além de trazer a famosa trilha sonora de volta. Não só isso, como incluiu novas canções, com direito a uma homenagem aos brasileiros: tem até “Confisco”, de Charlie Brown Jr.
Final Fantasy VII Remake
Não dá para falar de “remakes do PlayStation 4” sem citar Final Fantasy VII Remake. A reimaginação da Square Enix chegou em abril e já é um dos títulos mais comercializados do ano, com cinco milhões de unidades enviadas ao mercado.
Com a equipe da Avalanche – Cloud, Tifa, Aerith e Barret – os jogadores precisam impedir a Shinra Electric Power Company de esgotar a energia “mako” do mundo. O jogo, no entanto, não é uma recriação completa do clássico de PS1: ele está sendo produzido por partes.
Yakuza Kiwami 2
Yakuza Kiwami 2 não é tão comentado, mas é definitivamente um dos melhores remakes do PlayStation 4. A recriação de Yakuza 2 (PS2) traz gráficos sólidos, graças a Dragon Engine – a mesma usada em Yakuza 6.
Ratchet & Clank
Para fechar a lista, temos um dos primeiros remake da era PS4: Ratchet & Clank. O jogo foi inspirado no filme lançado no mesmo ano, que não fez tanto sucesso. Mesmo assim, o game pode ser considerado um dos melhores do gênero de plataforma no console da Sony.