Prévias

“Guerra Total” é a marca de Battlefield 2042

Novo shooter traz ação intensa em mapas com visuais incríveis e mudanças climáticas para entreter qualquer jogador

por Vítor Amorim Heringer

“Guerra total”. É com este slogan que a Electronic Arts descreve a principal marca de Battlefield 2042 — e não há definição melhor. O próximo título da famosa franquia de FPS promete ser grandioso, com batalhas repletas de ação e momentos emocionantes.

O MeuPlayStation teve a oportunidade participar de uma prévia do beta do game e assistir cerca de três horas do mapa Orbital, em Kourou (Guiana Francesa), no modo All Out Warfare. A primeira impressão, a princípio, passa um saldo positivo.

Uma experiência de nova geração

Quando a EA disse estar preparando uma “verdadeira experiência next-gen”, ela não estava brincando. Battlefield 2042 é um jogo capaz de elevar o patamar de shooters multiplayer. A ambição da EA DICE e da Ripple Effect (ex-DICE LA) é enorme e se traduz para o modo All-Out Warfare — uma guerra feita para aproveitar ao máximo o poder dos novos consoles.

Os mapas no PS5, Xbox Series e PC terão capacidade para 128 jogadores, uma verdadeira luta campal. As partidas são grandes batalhas repletas de soldados e ameaças para todos os lados. Não existe momento de calma que perdure por muito tempo. A ação sempre estará à espreita.

[Prévia] "Guerra total" é a marca perfeita de Battlefield 2042
Mapa Orbital de Battlefield 2042 é o destaque da beta. Foto: EA
O mapa Orbital do beta de Battlefield 2042 é um dos mais bonitos já vistos em multiplayer. A EA DICE o preparou para ter muita verticalidade: os jogadores podem subir em edifícios e estruturas através de cordas e elevadores, conquistarem o local e aproveitarem a vantagem da altura para derrotar os inimigos.

Na região, os participantes são divididos em dois times (EUA e Rússia), onde cada equipe precisa conquistar os setores espalhados pelo mapa para pontuar. Bem simples, mas mantém a ação ativa por todo o momento.

[Prévia] "Guerra total" é a marca perfeita de Battlefield 2042
Orbital traz visuais impressionantes, principalmente na nova geração. Foto: EA
Battlefield 2042 possui características específicas na nova geração — além do dobro de jogadores em relação ao PS4/Xbox One, os mapas locais têm locais exclusivos. No entanto, a Ripple Effect promete que a mesma sensação de “guerra total” se fará presente nos consoles antigos.

O caos te espera em Battlefield 2042

Possivelmente, o principal destaque de Battlefield 2042 é o clima. Ele estará em constante mudança, seja em dia ensolarado, chuva forte, muito vento e, claro, com um tornado destruidor. O fenômeno meteorológico é impressionante — sem exageros. Ver pela primeira vez é impactante, pois realmente traz uma sensação de perigo iminente.

A EA DICE fez um trabalho primoroso em criá-lo. Ele é acompanhado de muita destruição, e quem for pego pode tentar aproveitar a altura a seu favor, mas, se não tomar cuidado, será o fim. O tornado eleva a emoção nas partidas e é uma aposta e tanto para o game. Vale destacar: este momento único estará disponível em todas as plataformas (tanto na nova quanto na antiga geração).

[Prévia] "Guerra total" é a marca perfeita de Battlefield 2042
O tornado em Battlefield 2042 impressiona assim que aparece. Foto: EA
As mudanças climáticas são aleatórias. Segundo a EA, o tornado terá apenas 10% de chance de aparecer nas partidas durante o beta. Entretanto, a editora promete que a porcentagem será maior no lançamento.

Outro destaque do mapa Orbital é a espaçonave. Ela é uma estrutura impressionante, impossível de passar despercebida. Assim como o tornado, ela pode ser acionada aleatoriamente para decolar no meio da partida — em mais um visual incrível. Caso aconteça, traz enormes rajadas de vento.

Também é possível destruir a espaçonave — isso não causa qualquer benefício/malefício para uma equipe, mas a explosão é, mais uma vez, impactante de se assistir. Ao contrário dos ventos, nesta ocorrência, os locais em volta são destruídos e dominados pelo fogo.

Gameplay oferecerá muita personalização

O beta de Battlefield 2042 apresenta quatro dos dez operadores que estarão disponíveis no game: Webster Mackay (Assaut), Maria Falck (Suporte), Pyotr “Boris” Guskovsky (Engenheiro) e Wikus “Casper” Van Daele (Reconhecimento). Todos eles terão suas habilidades exclusivas de suas especialidades.

No entanto, como novidade, o game traz personalização mais livre em comparação a outros jogos da franquia. Os carregamentos salvos são totalmente customizáveis, podendo incluir kits médicos e caixas de munição para qualquer personagem.

Além disso, Battlefield 2042 conta com um sistema de mudança de itens durante as partidas, sem precisar morrer. Os jogadores conseguem trocar, por exemplo, mira, supressor, tipo de munição e mais. Este ponto traz um quesito mais estratégico para as partidas, com a opção de se adaptar conforme as situações mudem.

Como é ambientado no futuro, diferentemente do concorrente (CoD: Vanguard), a EA pode adicionar um vasto catálogo de apetrechos tecnológicos. Tem um pouco de tudo: torretas, drones, radares e até um “cão-robô” munido com armas poderosas. Como “melhor amigo do homem”, ele ajuda bastante nos combates.

[Prévia] "Guerra total" é a marca perfeita de Battlefield 2042
Battlefield 2042 terá mais personalização mais livre. Foto: EA
Obviamente, como todo bom shooter multiplayer, o jogo terá inúmeras opções de armas (SMG, rifle, metralhadora, pistola e muito mais). A avaliação não possui o catálogo completo, mas os participantes podem “sentir um gostinho” do que estão preparando. Além de mais opções na estreia, haverá um longo suporte de pós-lançamento no game.

O beta de Battlefield 2042 já está disponível em acesso antecipado para aqueles que fizeram a pré-venda de qualquer edição do jogo e aos assinantes do EA Play. O período de teste vai durar até sábado (09) e estará aberto para todos os jogadores a partir de sexta-feira (08).

O título será lançado em 19 de novembro para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC.