Horizon Forbidden West: 9 dicas para os iniciantes desbravarem o Oeste Proibido
Guias

Horizon Forbidden West: 9 dicas para os iniciantes desbravarem o Oeste Proibido

Use as melhores armas, saiba o que está vendendo... confira todas as dicas!

por Valdecir Emboava

Chegou o momento, fãs de PlayStation! Horizon Forbidden West já está disponível para PS4 e PS5, então os jogadores ansiosos terão um fim de semana cheio pela frente. Quer chegar afiado ao Oeste Proibido e sabendo o básico para se dar bem logo no início? O MeuPlayStation te ajuda nessa com nove dicas imperdíveis!

Seis meses depois dos acontecimentos em Horizon Zero Dawn, Aloy precisa ir até à costa oeste dos Estados Unidos para lidar com uma peste que possui poder suficiente para exterminar todo o ecossistema na Terra.

A premissa é basicamente a mesma do primeiro título, mas aqui é tudo melhorado e a Guerrilla Games implementou novidades suficientes para manter os fãs ocupados por um bom tempo. Caso queira saber mais, confira a análise sem spoilers do MeuPS!

Explore a variedade de armas no arsenal de Aloy

A campanha principal de Horizon Forbidden West terá cerca de 20 horas de duração, isso sem contabilizar as atividades extras e as missões secundárias espalhadas pelo mapa. Além disso, a Guerrilla também preparou um elenco variado com mais de 40 tipos de máquinas.

Cena de gameplay de Horizon Forbidden West.
(FONTE: reprodução)

Para lidar com todos os perigos de Horizon Forbidden West, os jogadores terão acesso a um arsenal com diversas armas durante a jogatina. Mas vale o adendo: são muitas opções para pouco espaço, então não é possível carregar todas elas. Com isso em mente, procure selecionar as quais você domina mais.

A dica de ouro aqui é: tenha uma de cada elemento, pois isso permite mais flexibilidade para lidar com os desafios do jogo. Organize suas opções no menu do inventário e leve de tudo um pouco para o “campo de batalha”.

Use flechas lacerantes para conseguir peças raras

Um dos recursos mais interessantes disponíveis em Horizon Forbidden West são as flechas lacerantes, que causam um tipo de dano diferente nas máquinas e não zera o HP de vez. Ao sofrer esse ataque, as criaturas têm suas peças removidas.

Cena de gameplay de Horizon Forbidden West.
(FONTE: reprodução)

Esses itens valiosos podem ser usados para melhorar armas e equipamentos — ou até mesmo vendidos nos mercadores por um preço bem atraente. É possível dispará-las por meio dos Arcos de Caçador e de Precisão, isso fica a critério do jogador.

Cuidado com o que vende aos mercadores

Recolher uma tonelada de recursos dos mais diversos e vendê-los sem nem ao menos ver o que há no inventário é um dos males dos grandes RPGs de mundo aberto. Por isso, fique de olho no que você comercializará aos mercadores em Horizon Forbidden West.

Cena de gameplay de Horizon Forbidden West.
(FONTE: reprodução)

Por exemplo: muitos “corações” de máquinas acabam indo para a “pilha de lixo” do arsenal, mas, na verdade, são extremamente valiosos para algumas receitas de atualização. Tome cuidado com isso.

Caso esteja faltando itens para otimizar algum equipamento ou arma, será possível criar quests para adquirir recursos específicos em Horizon Forbidden West — uma mecânica inteligente que poupa muito tempo dos jogadores, inclusive.

Estude as máquinas

Assim como em Horizon Zero Dawn, Aloy terá o auxílio do Foco mais uma vez. Esse dispositivo acoplado à orelha direita da personagem permite que ela observe os padrões das máquinas e encontre seus pontos fracos. Com isso, é possível descobrir até itens raros — ajudando a decidir se vale ou não a pena comprar uma briga.

Cena de gameplay de Horizon Forbidden West.
(FONTE: reprodução)

Lute de forma inteligente contra os inimigos e use os elementos certos. É justamente por isso que o hábito de usar o Foco deve ser constante, pois é de lá onde você tira essas informações.

Use Bombas de Fumaça para escapar de inimigos aquáticos

Outra novidade interessante que a Guerrilla preparou para Horizon Forbidden West é a possibilidade de explorar ecossistemas aquáticos — que levaram anos para serem desenvolvidos. Esse tipo de exploração é opcional, porém, em alguns momentos da história os jogadores não poderão escapar disso.

Cena de gameplay de Horizon Forbidden West.
(FONTE: reprodução)

E, claro, as máquinas nadam muito melhor que Aloy. Logo, em qualquer caso de perseguição intensa pelos mares ou rios, use a Bomba de Fumaça para desviar a atenção inimiga e ganhar espaço para pensar em uma estratégia adequada.

Plante armadilhas com frequência

Logo no início da jornada em Horizon Forbidden West, Aloy terá acesso a diversas receitas de armadilhas — e usá-las é praticamente uma obrigação caso você queira uma vantagem com folga durante as lutas. Mas fique atento: o melhor momento para plantá-las é antes que a coisa fique “feia” no campo de batalha.

Escolha o Pulso de Bravura ideal

Os especiais chamados “Pulso de Bravura” são as habilidades mais legais do game e estão divididas em opções variadas na árvore de talentos. Decidir qual é a melhor é algo muito subjetivo e vai depender apenas do seu estilo de jogo. Por isso, é importante saber em quais situações cada uma delas se destaca mais, para você fazer um bom planejamento.

Em todo caso, uma das melhores é a “Explosão Radial”. Esse golpe é ótimo para dispersar inimigos muito próximos e será muito útil em algumas das batalhas ao final do game, até ajudando um pouco durante as atividades pelo mundo aberto — como em campos de caça e acampamentos rebeldes.

Aproveite ao máximo a árvore de talentos

E por falar em habilidades, a árvore de talentos de Horizon Forbidden West é um dos aspectos mais completos do título, mas demanda uma certa atenção por parte do jogador. Os golpes podem ficar bem caros ao longo da jogatina, com alguns custando até cinco pontos para liberar.

Árvore de Talentos de Horizon Forbidden West.
(FONTE: reprodução)

Por outro lado, muitas das opções precisam de poucos pontos — e são tão competentes quanto. Com isso em mente, pense bem antes de economizar demais para desbloquear as mais caras, pois o barato é a melhor escolha em boa parte dos casos. Mais uma vez, isso dependerá única e exclusivamente do seu estilo de jogo.

Complete atividades para conseguir armas lendárias

Assim como em todos os jogos do gênero, Horizon Forbidden West também possui um sistema de classificação de armas conforme seus respectivos status: Incomum (verde), Raro (azul), Muito Raro (roxo) e Lendário (laranja).

Cena de gameplay de Horizon Forbidden West.
(FONTE: reprodução)

Embora as melhores sejam, naturalmente, as mais difíceis de se obter, ainda existe um atalho para conquistá-las: termine diferentes tipos de atividades. O mundo é vasto e precisa ser desbravado. Ao conseguir acessar mais sidequests, as missões com armas melhores vão aparecendo aos poucos.

Mídia física de Horizon Forbidden West está disponível nas varejistas

Além das opções digitais, as versões físicas da Edição Padrão também já estão disponíveis em varejistas selecionadas. Lembrando que o upgrade é gratuito de uma geração para a outra.

O que está achando da aventura? Já conseguiu jogar? Comente na sessão abaixo!