Deathloop tem tudo em mãos para uma experiência única no PlayStation 5
Especial em Parceria

Deathloop tem tudo em mãos para uma experiência única no PlayStation 5

A nova aposta da Arkane Lyon será lançada em 14 de setembro no console de nova geração da Sony

por Valdecir Emboava

Deathloop foi anunciado em 2019 e, desde então, fomos bombardeados de novas informações sobre o shooter alucinante da Arkane Studios. Depois de um adiamento, o martelo foi batido: ele já está pronto e só aguarda o dia de sua estreia, em 14 de setembro, para PlayStation 5.

O tempo não para e, à medida que avançamos cada vez mais para perto da data, a ansiedade por aventuras na ilha de Blackreef só aumenta. Pensando nisso, reunimos os principais detalhes sobre o mais recente projeto de Arkane Lyon, desde informações sobre narrativa, até o gameplay e recursos de nova geração presentes no jogo.

Afinal, sobre o que se trata Deathloop?

Deathloop conta a história de um assassino chamado Colt, que se encontra preso em um looping temporal na ilha fictícia de Blackreef. Aparentemente, a única maneira de sair dessa situação é matando oito Visionários, os guardiões desse looping eterno.

A sacada é que Colt precisa eliminar todos eles em um período de 24 horas, ou o loop será reiniciado. Como todo bom roguelike de PlayStation, morrer aqui também reseta o ciclo atual — então tome muito cuidado, pois ao contrário dos jogos anteriores da Arkane, Deathloop não dispõe de salvamento rápido.

A “guardiã” da ilha de Blackreef, uma assassina rival chamada Julianna Blake, estará no encalço de Colt enquanto ele tenta se livrar dos outros inimigos. Ela também poderá ser controlada por um jogador ou pela I.A. do game, e sua missão será defender esse ciclo temporal com unhas e dentes.

Habilidades de Colt

Os dois personagens contam com habilidades distintas: enquanto Julianna precisa causar estragos com uma certa cautela, pois só tem uma vida em cada ciclo, Colt dispõe de algumas habilidades que o ajudarão a lidar com a situação, sendo a “Reprise” a mais importante delas. Veja o arsenal de poderes:

Gameplay de Deathloop.
(FONTE: Reprodução)
  • Reprise — Esta habilidade leva Colt de volta alguns segundos no passado, caso ele morra. Qualquer inimigo abatido neste meio-tempo permanecerá morto;
  • Shift Oferecendo muitas possibilidades de posicionamento, a skill consegue teleportar Colt a uma curta distância;
  • Karnesis Permite que Colt lance inimigos por janelas e penhascos;
  • Nexus Habilidade que conecta vários inimigos a um fio, oferecendo dano transposto para eles serem mortos ou nocauteados simultaneamente;
  • Havoc — Skill de telecinese que congela balas no ar e permite rebatê-las nos inimigos;
  • Éter — Permite que Colt fique semi-invisível para inimigos e torres.

O super elenco de Visionários

Além de Julianna, Deathloop terá um elenco bem peculiar de inimigos, os intitulados Visionários, que administram o “Programa AEON” — cujo objetivo é conquistar a vida eterna. Para isso, eles se transformaram nos pilares de sustentação desse ciclo temporal, além de também usarem de apetrechos tecnológicos com poderes desenvolvidos pelos cientistas da organização.

Deathloop
(FONTE: Reprodução)

Os Visionários são Julianna Blake, Dr. Wenjie Evans, Aleksis “The Wolf” Dorsey, Fia Zborowska, Ramblin’ Frank Spicer, Egor Serling, Harriet Morse e Charlie Montague. Não bastassem os nomes bem diferentões, o design deles também é um ponto muito positivo.

Deathloop aproveitará muito bem os recursos do PlayStation 5

Em novembro de 2020, a gestora de conteúdo da Bethesda, Anne Lewis, compartilhou no PS Blog mais detalhes sobre como a resposta tátil e os gatilhos adaptáveis do DualSense criarão uma “experiência autêntica” no gameplay de Deathloop.

Deathloop
(FONTE: Reprodução)

Neste aspecto, podemos esperar um sistema de armas dinâmico. Um exemplo citado são as armas de baixo nível, que são mais propensas a travar. Caso isso aconteça, o gatilho do controle também emperra — e não volta enquanto o jogador não der um jeito no jogo. Isso sem mencionar outras funcionalidades, como a resposta tátil do controle.

Esse é um bom argumento que justifica a ausência do título no PS4 — pois o DualSense não está disponível no console. Entretanto, este não é o caso. Segundo o diretor Dinga Bakaba, o título não seria possível na geração passada, pois não corresponderia ao “nível de ambição” do projeto — estruturado com ambientes extremamente densos.

Gameplay de Deathloop.
(FONTE: Reprodução)

Os jogadores também não precisarão se preocupar muito com o espaço do game no SSD, pois ele ocupará apenas 17 GB de armazenamento. Isso só foi possível graças a uma tecnologia do console de nova geração da Sony — originalmente, o game teria 25,9 GB. Além disso, a página oficial garante loadings super otimizados em Deathloop:

Graças ao poder do SSD ultraveloz do PS5, seu próximo loop está a poucos segundos de distância. Se não tiver sucesso na primeira vez… morra, morra de novo, e não se preocupe com as transições.

Pré-venda de Deathloop já está disponível; game totalmente localizado para o nosso idioma

Uma excelente notícia para a comunidade brasileira de fãs é que a Bethesda trará Deathloop totalmente localizado para o nosso idioma, incluindo legendas em PT-BR e uma dublagem de qualidade.

Deathloop
(FONTE: Reprodução)

A pré-venda da mídia física de Deathloop está disponível em varejistas selecionados com descontos de até 15%. Já a pré-venda da versão digital na PlayStation Store não conta com desconto, mas garante itens exclusivos bem interessantes. Confira abaixo:

  • Jogo base;
  • Bônus de pré-venda — Visual do Colt “Storm Rider”;
  • Bônus de pré-venda — Machete Royal Protector;
  • Bônus de pré-venda — Uma Trinket (bônus equipável).
Edição Standart de Deathloop.
(FONTE: Reprodução)

Ansioso para se aventurar na ilha de Blackreef, caro leitor? Comente abaixo quais são suas expectativas para a nova aposta da Arkane Lyon.