Tudo Sobre

Além de Geoff e “pipi”: detalhes dos novos trailers de Death Stranding

Mais uma daquelas análises do jogo de Kojima!

por Thiago Barros
Além de Geoff e

Death Stranding foi um dos grandes destaques da Opening Night da Gamescom 2019. Com três novos trailers, Hideo Kojima “quebrou a Internet”. Especialmente pela presença de um personagem baseado em Geoff Keighley e pela ação de “fazer xixi” de Sam, o protagonista da aventura. Mas teve muito mais do que isso…

E, claro, já começaram as teorias. Tanto no Reddit quanto no grupo Death Stranding Brasil no Facebook. Como vocês já devem ter percebido, o Meu PS4 gosta dessas histórias. Por isso, além das reações nas redes sociais, fomos atrás do que os fãs “mais hardcore” dessa nova produção de Hideo Kojima estão confabulando.

Abaixo, reunimos algumas das principais teorias e observações feitas pelos fãs durante as últimas horas. Obviamente, tudo pode ser verdade, como também pode ser um monte de viagens de pessoas que estão tentando juntar pequenas peças desse quebra-cabeças que se chama Death Stranding.

Bebê da Mama – Vamos em ordem de aparição dos trailers, começando com a Mama. Ela já havia aparecido em outro trailer, no de anúncio da data, interagindo com um bebê, mas “do outro lado”. Parecia uma B.T. (aquelas entidades que atacam Sam). No novo vídeo, já dá para ter uma noção do que realmente é aquilo. E, claro, isso foi assunto em um tópico, lá na comunidade Death Stranding Brasil.

1

Está confirmado que o bebê está “no mundo dos mortos”. E, apesar do bem humorado meme que relembra uma cena história de Todo Mundo Em Pânico 2, a história não tem nada de engraçado provavelmente. O mais plausível é que Mama tenha perdido a filha, provavelmente durante o parto, mas tenha desenvolvido alguma forma de interagir do “mundo dos vivos” com ela.

No Reddit, a galera concorda e vai um pouquinho mais além. Há quem acredite que sua relação com Sam pode ser um pedido dela: para que ele traga a criança de volta para o mundo dos vivos de alguma forma. Será?

Homem Morto – Não, Hideo Kojima não fez muito esforço para batizar seus personagens (e já tínhamos falado sobre isso aqui, em relação a Bridges x Cliff e a Higs). Mama é mais uma que comprova isso. Ela é, de fato, uma mãe. Heartman tem um problema no coração. E hoje notamos que, provavelmente, Deadman, realmente, está morto.

2

O vídeo mostra o personagem passando entre paredes, como se fosse uma projeção. Isso dá a ideia de que ele é uma espécie de IA. Aparentemente, capaz de ajudar Sam a ter um melhor entendimento de tudo o que está acontecendo. O fato é: tudo é sobre conexões, e como mundos tão diferentes, como vivos e mortos, estão sempre conectados.

Mapa – Death Stranding é sobre fazer as pessoas se conectarem. “Strands” nada mais são do que fios; cordas. O mapa que vimos no trailer da Gamescom mostra os Estados Unidos, porém com alguns detalhes que a galera do Reddit já observou. Há pequenos pontinhos, e eles são interligados. Mais à frente, também há buracos enormes.

Lembram da cena do “xixi”? Que nasce um cogumelo quando Sam urina sobre uma planta? Kojima, logo depois, falou algo sobre outros jogadores poderem ver aquilo e, caso fizessem “pipi” naquele mesmo local, poderiam “ter uma surpresa”. E se Death Stranding for mesmo um grande multiplayer, com cada jogador sendo um Sam em uma realidade paralela?

E se quando você deixar uma escada em um local, outra pessoa puder passar por lá e ver? Isso seria uma espécie máxima de conexão, que faz todo o sentido com o que Kojimão da Massa vem dizendo há tanto tempo.

Interações – Algo que chama a atenção durante o trailer da Gamescom é que há algumas interações muito “esquisitas”. Primeiro, Sam parece estar falando com você, pedindo para descansar só mais um pouco – e até se virando quando está urinando. Isso gerou um bom papo no Reddit. Sam é o jogador? Nós somos o bebê? Que viagem!

Sam ainda fala “sozinho” quando está caminhando para achar o “Ludens Fan”, e logo que ele chega, olha para o pôster do Ludens, alguém fala com ele: “E aí, Sam, tudo bem?”. A voz não parece a mesma do personagem inspirado em Geoff. Quem seria? Será que a tal “quarta parede” será quebrada de novo por Kojima em Death Stranding?

BB – A relação de Sam com o BB sempre pareceu bem emocional. Desde o primeiro trailer, lá na E3 2016, quando não sabíamos nem seus nomes oficiais. Nos trailers da Gamescom, vimos Sam preocupado com o bebê ao falar com o Deadman e até tendo que niná-lo após uma queda bem feia. Essa relação, segundo o próprio Kojima, é um dos focos do game.

Rede Quiral – A quiralidade, de fato, está muito presente em Death Stranding. E isso foi mostrado desde o começo. Mas dessa vez falou-se em “Rede Quiral”, algo que ainda não havia sido mencionado. Um tópico de sete meses atrás no Reddit abordava isso. É como, realmente, se conectar a uma rede.

Mas nós vimos que Sam tem que fazer várias entregas. Aparentemente, tanto para seguir sua história principal, como também para sidequests. Esse mecanismo ainda não foi tão bem explicado, apesar de ter aparecido levemente na Gamescom. Felizmente, acreditamos que isso irá acontecer na Tokyo Game Show.

Death Stranding chega em novembro

Houve um tempo em que não entender nada de Death Stranding era parte da experiência. Assim como caçar e criar teorias. Teve até quem achasse que o jogo tinha relação com P.T., Silent Hill e MGS. Agora, as peças do quebra-cabeça já parecem estar se encaixando.

Também na Gamescom, Geoff Keighley disse que faltam “algumas semanas” para a Kojima Productions encerrar Death Stranding. O jogo está em crunch time, e com lançamento para daqui a 80 dias, está quase na hora de “ir a gold”.

Death Stranding, que já está em pré-venda, chega ao PlayStation 4 em 8 de novembro. De forma exclusiva. Pelo menos, por enquanto.