Listas

Fim de uma era! E3 já teve momentos históricos; relembre aqui

A presença das grandes publisher é apenas um detalhe na história da conferência

por Jean Azevedo
Fim de uma era! E3 já teve momentos históricos; relembre aqui

Preço do PS3 revelado ao vivo, orquestra para apresentar “God of War 4” e falhas na apresentação de novos jogos. Todos esses foram grandes momentos da E3 que ficaram na memória dos fãs. Como a conferência está permanentemente cancelada, nos resta relembrá-los com nostalgia.

Juntamos as cenas mais icônicas apresentadas no palco dos “anos de ouro” da feira. Caso nunca tenha assistido, também é uma chance de entender o motivo de tantos internautas e fãs ficarem chateados com o atual estado da E3.

10 grandes momentos da E3

Mr. Cafeína e sua viagem no tempo

A intenção da Ubisoft era apresentar Tom Clancy de uma maneira engraçada, mas os efeitos sonoros feitos pelo Mr. Cafeína no palco — e os seus erros ao pronunciar o nome do jogo — chamaram mais atenção do que deveria. Simulando uma viagem no tempo, ele é lembrado com muito carinho pelos admiradores da conferência.

A banda do Wii U

“Quem sabe faz ao vivo”. A Nintendo levou isso ao pé da letra ao apresentar uma banda tocando a música tema do Mário com o Wii U usando os acessórios do console. Confira abaixo:

Keanu Reeves hypando Cyberpunk 2077

Dentre os grandes momentos da E3 temos aqueles que foram carregados pelo hype — e no final das contas, tudo gira em torno disso. Cyberpunk 2077 contou com uma campanha de marketing pesada e a CD Projekt RED colocou o próprio Keanu Reeves para mostrar mais do jogo para o público. Quem se esqueceria do dia no qual um fã disse que o ator é de “tirar o fôlego”?

Sony cutuca o Xbox One

A Microsoft e a Sony trocam farpas há anos. Um deslize da empresa norte-americana se deu quando emprestar o jogo para um amigo seria um processo trabalhoso de se fazer no Xbox One, pois o sistema linkaria os games a apenas um console e pediria conexão online constante. 

Ao apresentar o PS4 na E3 2013, a publisher japonesa tratou de ressaltar que o processo seria muito mais simples. Resumindo: tem o disco? Ele pode ser revendido, emprestado, alugado e tudo mais. Veja:

Gabe Newell no palco com a Sony após criticar o PS3

Gabe Newell, presidente da Valve, fez duras críticas ao PS3 e o chamou de uma “perda de tempo”. Com toda a classe do mundo, a Sony colocou o executivo para anunciar a chegada de Portal 2 ao console na E3 2010, em seu próprio palco. 

Sony revela o preço do PS3

Nem todos os grandes momentos da E3 geraram aplausos. Na apresentação do PS3, a Sony surpreendeu o público ao revelar o preço (exorbitante) que seria cobrado no console: US$ 599. Para se ter noção, o PS5 com leitor, o mais caro dos dois, custa US$ 499,99.

Drake não consegue andar

A Naughty Dog exibiu Uncharted 4 e entregou outra cena icônica durante o gameplay. Após a cutscene mostrada no evento, Nathan Drake não andou de primeira por causa de um problema no DualShock 4. De qualquer forma, a apresentação seguiu normalmente — bastou que os devs resetassem o game para isso.

A plateia celebrando o retorno de Crash

Muitas pessoas sentem saudade de Shawn Layden no comando da PlayStation por causa de momentos como o da revelação do retorno de Crash. Com direito a uma sombra animada do Bandicoot, o anúncio feito na E3 2016 deixou o público assim:

Na internet, a reação foi a seguinte:

A orquestra de God of War (2018)

Fechando nossa lista de grandes momentos da E3, temos a famosa orquestra organizada pela Sony para revelar God of War (2018) ao mundo. Depois de tocar o tema do game, a PlayStation já lançou uma parte do gameplay para os fãs saberem o que estava a caminho. O “GoW 4” surpreendeu, né?

Lembra de outros grandes momentos da E3? Comente abaixo!