Ex-CEO deixa divisão PlayStation para assumir outro cargo na Sony
Tsuyoshi Kodera não anunciou qual cargo assumirá, mas isto ocorrerá a partir de 1º de abril
Tsuyoshi Kodera, um dos homens mais importantes da divisão PlayStation, anunciou que trocará de departamento na Sony Corporation. O executivo não revelou qual cargo assumirá, mas isto acontecerá no próximo ano fiscal, ou seja, a partir de 1º de abril.
Kodera trabalha na empresa há 30 anos e se juntou à equipe de rede da SIE em 2010, como vice-presidente. Três anos depois, ele assumiu o cargo de presidente do grupo Sony Network Entertainment, onde foi responsável pelos lançamentos da PS Store moderna, das assinaturas PlayStation Plus e PlayStation Now, além do PlayStation Video e Music.
O PS Plus, em particular, se tornou uma das fontes de maior lucro da companhia durante a gestão do executivo. Em outubro de 2020, quase 46 milhões de usuários eram assinantes registrados do serviço.
Em 2016, a Sony fundiu as divisões “Computer Entertainment” e “Network Entertainment” para criar a “Interactive Entertainment”, e Kodera foi apontado como presidente. Após a saída de Andrew House da empresa em 2017, o veterano virou diretor executivo temporariamente, até Jim Ryan assumir a liderança em abril de 2019.
Sony não está deixando o mercado japonês de lado
A saída de Tsuyoshi Kodera é mais uma relacionada à divisão japonesa da PlayStation. Nos últimos meses, nomes importantes como Teruyuki Toriyama, produtor de Demon’s Souls e Bloodborne, e Keiichiro Toyama, criador de Silent Hill e Gravity Rush, deixaram a companhia.
Por conta disso, o CEO Jim Ryan foi obrigado a afirmar, em entrevista à revista Edge, que o mercado da Terra do Sol Nascente não perdeu importância para a Sony: “continua muito importante para nós. Nunca estivemos tão empolgados pelo engajamento da comunidade japonesa quanto agora.”