Notícias

A polêmica continua! Devs. criticam o crossplay no PS4

Desenvolvedores parecem ter sido limitados em algumas áreas.

por Raphael Batista
A polêmica continua! Devs. criticam o crossplay no PS4

Recentemente, a Sony anunciou que o recurso crossplay pode ser implementado por todos os desenvolvedores no PS4. Embora a comunidade tenha aprovado a atitude, os criadores de jogos possuem ressalvas sobre a funcionalidade na plataforma. As informações são do site Gamerant.

Um dia antes do “fim da beta do crossplay”, o CEO da Gaijin Entertainment (estúdio responsável por War Thunder), Anton Yudintsev, criticou as novas medidas adotadas pelas Sony sobre o recurso no PS4.

“As novas políticas [no PlayStation] não são apenas ‘melhores para o crossplay’. Mas também adicionam algumas outras limitações em comparação com as antigas”, afirmou Yudintsev. O CEO revelou que a postura obrigou o estúdio a remover o cross-progression entre PC e PS4 do jogo.

Outra situação desfavorável aconteceu com desenvolvedora Firaxis (responsável por Civilization VI). O estúdio confirmou que o lançamento do título para os consoles contará com cross-saves para as plataformas, exceto no PS4. A companhia não explicou a ausência do recurso.

Os casos listados não foram os primeiros sobre as críticas de acessibilidade na plataforma do Sony. No início do ano, os CEOs da Chucklefish e Hi-Rez Studios protagonizaram casos diferentes sobre o cross-play no PS4 e a dificuldade na implementação da funcionalidade.

Anteriormente, o ex-executivo da Sony, Shawn Layden, disse que a companhia “estava aberta para discutir sobre a funcionalidade”. No entanto, parece que a polêmica ainda vai se estender.

O futuro do crossplay

Aparentemente, a indústria caminha para um modelo onde todos os jogadores possam vivenciar as aventuras juntos – independentemente da plataforma escolhida.

Call of Duty: Modern Warfare estará sob a nova política de crossplay, como garantiu a Infinity Ward e a Activision.