Notícias

Sony diz estar “aberta para o crossplay”; Estúdio indie contesta

Estúdio nega que Sony esteja tão receptiva para o crossplay.

por Raphael Batista
Sony diz estar

O crossplay ainda é um recurso em fase de desenvolvimento dentro da plataforma PlayStation. Apesar da disponibilidade em Fortnite e, mais recentemente em Rocket League, a Sony diz que ainda é um serviço em testes, mas que está “aberta para negócios”.

Foi isso que Shawn Layden, CEO da SIEA, divulgou através de uma entrevista a Game Informer (via Gematsu). De acordo com ele, os desenvolvedores precisam apenas trabalhar com os gestores da conta PlayStation para entregarem o recurso. Porém, o estúdio Chucklefish se manifestou contra a posição de Layden, acusando a política da Sony ser “mais complicada” que a revelada.

Através do ResetEra, o CEO do estúdio, Finn Brice, comentou sobre o mais recente jogo lançado, Wargroove, que possui crossplay entre PC, Nintendo Switch e Xbox, mas não para PS4. Segundo ele, o recurso foi impedido para o videogame da Sony sem explicações.

Fizemos muitos pedidos para a inserção do crossplay (tanto através do nosso gestor da conta PlayStation como também para pessoas de alto escalão) até o mês de lançamento. Disseram-nos que não iria acontecer. Do nosso lado, podemos simplesmente apertar um botão e fazer funcionar, mas a política da Sony é mais complicada que isso.

Só queria fornecer um equilíbrio sobre a questão e dizer que, certamente, não é um problema dos desenvolvedores não terem contato com os gerentes de contas ou deixarem a peteca cair. Simplesmente, impediram-nos.

Posteriormente, o CEO enfatizou que a companhia está trabalhando em uma versão do jogo para o PlayStation 4, no entanto, ele ressalta que é mais complicado trabalhar em restringir o crossplay, isolando as plataformas, do que deixar a funcionalidade acontecer.