Review

Farming Simulator 17: Vale a pena?

por Tatiane Inês
Farming Simulator 17: Vale a pena?

A vida no campo, para muitos, é sinal de tranquilidade e sossego. Sinceramente eu nunca pensei desta forma. Cuidar dos animais, do solo, das plantações não me parecem tarefas nem um pouco fáceis de serem executadas. A certeza disto eu tive na primeira vez que joguei Farming Simulator.

3 - Selo de PrataDesenvolvido pela equipe da Giants Software e distribuída pela Focus Home Interactive, Farming Simulator 17 chega com a mesma proposta de seus antecessores, trazendo algumas boas novidades. Sem objetivos ambiciosos para esta edição, o jogo mantém a sua essência deixando um desejo de mais “fertilizantes na plantação”.

Você, o grande fazendeiro

Para os que já tiveram experiências anteriores com algum jogo da série, com certeza já iniciam este sabendo pelo que esperar. Diferente dos que desconhecem a franquia, Farming Simulator não é apenas um jogo de fazendinha à lá ‘Harvest Moon’ onde podemos fazer o que bem queremos seguindo apenas algumas dezenas de regras.

Ao iniciar o game, há um pequeno tutorial que nos explica o básico dos comandos. Estes englobam entrar nas máquinas, acoplar os incrementos, contratar mão de obra, carga e descarga, etc. Em pouco tempo, percebemos a quantidade de pequenas tarefas inerentes a uma pequena fazenda.

Os tutoriais estão em português, mas por vezes parecem um pouco confusos com letras muito pequenas e difíceis de ler. Felizmente, as dicas e ensinamentos podem ser consultadas a qualquer momento no menu.

Este é nosso cenário inicial: uma fazenda “crua”, uma grande dívida no banco e equipamentos rudimentares. A nossa função é transformar o solo árido em algo fértil, próspero e rentável.

A grama do vizinho é sempre mais verde

Graficamente, é possível notar que houve um pequeno salto entre as versões 2017 e 2015. Farming Simulator 17 está mais bonito, com as cores mais vivas e a iluminação mais natural. É bem bonito começar os trabalhos pela madrugada e apreciar o nascer do sol.

farming-simulator-visual

As mudanças climáticas e como o ambiente se comporta com elas ganharam mais realidade. Porém, um desejo que parece distante de ser realizado seriam inclusões de detalhes mais profundos nas mudanças que ocorrem no solo e interiores.

A jogabilidade permanece a mesma de seu antecessor e é um gosto a ser adquirido. Nas primeiras horas, a diversão fica completamente de lado até que conseguimos colocar tudo funcionando em harmonia.

Praticamente todas as funções são desafios, desde manobrar veículos com engates, descargas, arar solo, cuidar dos animais, entender qual a melhor hora de plantar, colher, vender.

Sim, é necessário acompanhar as altas e baixas do mercado para não vender o suado fruto da terra por um preço bem abaixo do mercado e ter prejuízo.

farming-simulator-17-campos

Mas, que tal ter uma ajudazinha? A experiência pode ser amplificada pela possibilidade de jogar em modo cooperativo online. O jogador pode chamar outros para ajudar ou oferecer a sua experiência para ajudar outros fazendeiros. É nesta parte que as chances de diversão são ainda maiores.

Não há trilhas sonoras de fundo: os sons da natureza que irrigam os nossos ouvidos acompanhados de, opcionalmente, uma frequência de rádio sintonizada em um veículo quando desejado, para embalar uma das tarefas da fazenda.

Máquinas para ninguém “botar” defeito

Mesmo com tantas culturas, animais, tarefas diárias e outras preocupações em Farming Simulator, é impossível negar que as suntuosas máquinas roubam a cena.

Colheitadeiras, Irrigadoras e tratores são o ponto alto do jogo. O título conta com mais de 200 veículos licenciados de grandes e tradicionais marcas do mercado como: Challenger, Fendt, Massey Ferguson e Valtra.

Borrifadas de novidades

Como dito anteriormente, os campos de Farming Simulator permanecem, essencialmente, os mesmos; não houveram grandes mudanças. Entretanto a Gigants garantiu boas borrifadas de novos fertilizantes para tornar a colheita de novidades neste novo título mais interessante e produtiva.

A primeira delas é a introdução dos mods nos consoles. Antes, esta funcionalidade estava disponível apenas no PC. E, diferente do que se imagina, ela é bem fácil de usar: as modificações podem ser encontradas no menu inicial do jogo.

mods-farming-simulator-17

Os mods são uma excelente opção para tornar o jogo mais divertido e ampliar sua vida útil e fator replay, sem deixar que a experiência caia na monotonia.

E… quem disse que garotas não podem gerir uma grande fazenda? Sim, agora podemos escolher o sexo do personagem principal, inclusive uma mulher e, além disso, contratar profissionais mulheres.

selecao-personagem-farming-sim-17

Outras adições que serão apreciadas pelos entusiastas da franquia é o novo sistema de missões, a criação de porcos, ajudar os colegas fazendeiros locais e locação de equipamentos.

Hora da colheita?

Farming Simulator 17 continua sendo um jogo para poucos. Aqueles jogadores que procuram uma diversão descompromissada podem se decepcionar com a repetição quase exaustiva das tarefas e a ausência da diversão em muitos momentos.

Os entusiastas da franquia que jogaram alguma das edições anteriores irão gostar das novidades que tornam o jogo uma experiência próxima da real. Entretanto, migrar de uma edição anterior para a 2017 pode ser programada quando surgir em uma atrativa promoção.

Tatiane Inês
Tatiane Inês
Publicações: 711
Jogando agora: Death Stranding Director's Cut & Call of Duty: Black Ops Cold War
Engenheira e gerente de mídia do MeuPlayStation. Atualmente em um relacionamento sério com o PlayStation 5 S2. Gosta muito de jogos FPS e aventuras com boas histórias.