Review

ToeJam & Earl: Back in the Groove: vale a pena?

Remaster chegou ao PS4 faz pouco tempo.

por Charles Paim
ToeJam & Earl: Back in the Groove: vale a pena?

ToeJam & Earl: Back in the Groove chegou às lojas no último dia 01 de Março. Desenvolvido de forma independente pela publisher HumaNature Studios, trata-se de uma remasterização do famoso jogo que foi lançado para o SEGA Mega Drive em 1991.

Para os mais jovens, principalmente os fãs de battle royales e MOBAS, é bem provável que a versão repaginada dos alienígenas funkeiros passe por despercebida.

Mas, claramente, o público-alvo são os fãs nostálgicos.

O enredo do jogo não mudou em relação ao jogo original: após barbeiragens na pilotagem da nave espacial Toe Jam & Earl caem no Planeta Terra. A diferença, desta vez, é que alienígenas estão acompanhados de suas (aparentes) namoradas.

1

Em razão da queda, a nave se quebra em vários pedaços e eles precisam ser reunidos para permitir que os simpáticos protagonistas voltem ao seu lugar de origem, o Planeta Funkotron.

2

Personagens & habilidades únicas

Embora Toe Jam e Earl tivessem habilidades coerentes com a aparência (o primeiro: pequeno e rápido; o segundo: grande e lento), ainda não era algo explícito.

Desta vez, habilidades como velocidade, capacidade de exploração e sorte diferenciam cada um dos nove selecionáveis: Toe Jam e Earl, em duas versões cada um (contemporânea e original), duas personagens femininas (as que caem na Terra junto com eles) e mais três desbloqueáveis.

3

Cooperativo & Presentes

Se, anteriormente, você era capaz de jogar com um amigo em modo cooperativo, agora é possível chamar mais três para jogar com você. O equilíbrio da dificuldade não acompanhou a novidade. Ou seja: quanto mais amigos na jornada, mais fácil a missão ficará.

A sua jornada, basicamente, é composta por presentes e terráqueos. A exploração tornou-se algo necessário para se encontrá-los em árvores, casas e outros elementos dos cenários. Para facilitar um pouco as coisas, os personagens ganharam uma habilidade de busca.

Os presentes contém, geralmente, talentos temporários que ajudam a sua busca pelos pedaços perdidos da nave: desde sapatos especiais que permitem uma locomoção mais rápida, até boias para flutuar na água.

4

Vários terráqueos ganharam vida nesta versão. Tem um adolescente, no melhor estilo Paparazzi, que persegue você para tirar uma foto com o celular; Tem também um em estilo “Homens de Preto” que rouba seus presentes.

Merece destaque um homem que, pagando uma moeda, permite a participação em um mini-game estilo Guitar Hero (nas devidas proporções), em troca de alguns presentes, caso você atinja um nível satisfatório no apertar dos botões.

5

Local & Online

Com o advento da Internet, ToeJam & Earl: Back in the Groove conta com um modo co-op online no qual é possível jogar com até três outros jogadores. Você pode criar sua sala e aguardar a entrada de companheiros ou pesquisar por uma partida já existente.

Porém, como é possível entrar em uma partida a qualquer momento, mesmo em fases avançadas – inclusive na última -, pode-se terminar o jogo rapidamente, em questão de minutos. Há o lado bom: o da liberdade. E o ruim: avançar muito no jogo sem jogá-lo.

Além disso, como não foi possível encontrar salas criadas por jogadores brasileiros, a experiência online deixou a desejar: lag, queda de framerate, congelamento e abandono de partida, entre outros problemas. Talvez partidas com jogadores geograficamente próximos possa proporcionar uma jogatina mais fluída.

6

O aspecto símbolo da franquia na época de seu lançamento, continua mantendo a tradição: a trilha sonora é muito bem feita, combina perfeitamente com a ambientação do jogo e contém, inclusive, versões remixadas das trilhas originais, além de inéditas.

Se você é um jogador veterano e gostou do jogo original, gostará muito desta nova versão. Tudo que conquistou os fãs naquela época está presente com ingredientes que o tornam ainda melhor. Só as qualidade da conexão deixou a desejar. O que seria um grande atrativo do jogo (talvez o maior).

Se você é um jogador que não conheceu o jogo original, dificilmente se encantará com ToeJam & Earl: Back in the Groove. Ele tem uma jogabilidade fiel ao seu antecessor, o que provavelmente não se mostrará muito atraente para aqueles que preferem jogos com tramas muito mais elaboradas ou multiplayer competitivo.

Já os mais “velhinhos” vão sim gostar bastante.

Veredito

ToeJam & Earl: Back in the Groove
ToeJam & Earl: Back in the Groove

Sistema: PlayStation 4

Desenvolvedor: HumaNature Studios

Jogadores: 1 a 4 jogadores

Comprar com Desconto
60 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Nostalgia
  • Modo online
Desvantagens
  • Datado
  • Conexões ruins
Charles Paim
Charles Paim
Publicações: 389
Jogando agora: Nada no momento.
Administrador da comunidade CTC - Centro de Treinamento Charlão, especialista em PES (mas joga também o FIFA) e jogos de luta. Já jogou centenas de jogos, do Atari ao PS4. Adora falar de games no Twitter e Instagram.