Review

Battlefield 4: Vale a Pena?

por Daniel dos Reis
Battlefield 4: Vale a Pena?

Battlefield 4 é uma evolução do título anterior, adicionando melhorias, refinamento gráfico, uma campanha mais convincente e ampliando a guerra online.

Em time que está ganhando não se mexe, este é um lema muito comum e amplamente utilizado em diversas franquias de games, como em Call of Duty, FIFA e agora em Battlefield. Não que o jogo seja mais do mesmo, mas o game segue uma filosofia clara de melhorar o que já era bom como o excelente multiplayer e tenta ainda encontrar um ponto ideal para a campanha. Esta prática da EA não é ruim, muito pelo contrário, indica que o game caminha a passos largos para um nível de maturidade plena.

Campanha

O modo single player de BF4 não justificaria por si só a aquisição do título. A campanha, assim como na maioria dos FPS’s é curta, em torno de 4/5 horas de jogatina. Contudo, a história apresenta um melhor desenvolvimento em relação ao seu antecessor.

Durante a jogatina, você irá presenciar diversas explosões, dirigir veículos em perseguições alucinantes e claro combater os russos e chineses em uma narrativa clichê.

BF4

Um diferencial da versão nacional é que o game está todo dublado para nosso idioma. O trabalho de localização conta comas vozes dos atores André Ramiro e Dan Stulbach. É impossível não associar o personagem Irish, dublado por André, ao Mathias do filme Tropa de Elite. A dublagem está muito boa, no entanto, as vezes falta emoção e um pouco de convencimento nas falas. Por vezes, fica a sensação de estarmos assistindo aquele matinê de sessão da tarde.

No trama, no ano de 2020, Estados Unidos e Rússia estão em conflito novamente, enquanto a China passa por um conflito interno, onde um comandante militar chinês tenta tomar o poder. Caso consiga, o militar irá se aliar aos russos no conflito com os americanos.

BF4 PS3

A partir disso, o pelotão de Irish junto com Sgt. Dun além do personagem do jogador, o Sgt. Reck partem em missões de espionagem, invasões e muitos tiros para salvar o mundo de uma guerra nuclear.

Uma das melhorias de BF4 em relação ao seu antecessor, são os cenários. A nova produção da DICE conta com locais mais amplos e variados. Além disso, é possível dar ordens aos seus companheiros em batalha para atacar determinados pontos.

A campanha de Battlefield 4 é boa contudo, a de Call of Duty ainda está um passo a frente. COD consegue contar sua história de forma mais imersiva e Hollywoodiana.

Multiplayer

É no multiplayer que o game realmente brilha e mostra seu verdadeiro potencial. Battlefied 4 é essencialmente desenvolvido e projetado para se jogar online.

battlefield-4-multiplayer

Os modos de jogo estão muito bem divididos e agradam bastante a diferentes perfis de jogadores. Caso o jogador queira uma partida simples, sem maiores complicações, os modos Team Deathmath e Domination vão ser excelentes opções. No entanto, é no modo Conquest que a guerra surge na tela de maneira arrasadora. Confira os modos de jogo:

Conquest: É o principal modo de jogo da saga BF. Neste modo estão inclusos todos tipos de veículos (carros de combate, aviões e veículos navais) e o objetivo é conquistar as bases inimigas. Conquest é o Battlefield em sua mais pura essência.

Domination: Tem suas batalhas focadas na ação e combates frenéticos. Uma espécie de Conquest com Team Deathmatch em mapas mais fechados e menores.

Obliteration: Um novo modo de jogo em que o times devem procurar uma bomba e plantá-la no território inimigo. A proposta da modalidade é provocar uma corrida e busca alucinante pelo artefato.

Defuse: Também se trata de um novo modo de jogo. Neste, o jogador só poderá morrer uma única vez por partida. Os jogadores terão a disposição artefatos e equipamentos para destruir o adversário.

Team Deathmatch: Tradicional modo de combate em games de FPS. Uma equipe para cada lado, vence quem matar mais.

Rush: Neste modo você deve atacar a pontos específicos das bases inimigas ou defender-se dos ataques adversários. É um modo bem clássico e atratativo.

Squad Deathmatch: Trata-se de um Team Deathmatch com 4 equipes, o que tornam os combates muito mais frenéticos e com ação constante.

Comamander: Neste modo, um jogador irá ter uma visão completa do campo de batalha e poderá indicar aos jogadores do seu time aonde atacar, orientar companheiros e enviar bombardeios, tudo isso em  um tablet, online e em tempo real.

Gráficos e Visual

O visual do game também recebeu melhorias. Impulsionado pela nova engine Frostbite 3, BF4 introduz gráficos mais detalhados. Cabe ressaltar que analisamos a versão para PlayStation 3. Apesar do incremento, o título já dá sinais que esgotou suas possibilidades gráficas nos consoles de 7 geração.

Um recurso novo que altera a dinâmica das partidas é o Levolution. Com ele, os cenários sofrem bruscas alterações através de eventos climáticos. Em alguns mapas ocorrem inundações, em outros uma severa tempestade arrasta um gigante navio para uma ilha, prédios inteiros vão ao chão na China, etc.

Jogabilidade

Um outro quesito que sofreu pequenos toques finos mas, muito bem vindos é sua jogabilidade. Em BF4 o sistema de mira foi melhorado, agora está mais fácil e ágil atirar e mirar. O drop-shot também foi levemente modificado. Antes ao se deparar com um inimigo, se deitar rapidamente para evitar o confronto era prática comum. Agora, tentando realizar este mesmo procedimento, seu personagem vai levar um certo tempo para se deitar, fazendo com que seu adversário descarregue toda sua arma em você.

Uma novidade de BF4 é que agora é possível atirar se protegendo pelos cantos. Ao se aproximar de uma esquina por exemplo, o personagem inclina a arma para a lateral sem expor o corpo do militar.

Apesar das melhorias, BF4 ainda continua muito cruel com sua barra de energia. Bastam 3 tiros para que ser personagem morra. Ainda mais complicado é eliminar mais de 2 inimigos seguidos sem morrer.

Bugs

Battlefield 4 não está a salvo dos bugs. Durante o multiplayer, vários jogadores reclamam que o game conta com um bug chamado de One Kill Hit, onde um único tiro tira mais de 200% de energia.

Outro problema é durante a campanha. Muitas vezes o progresso do game não está sendo salvo. Fazendo com que o jogador recomece todo percurso da ação.

Battlefield 4 é uma evolução para série. Algumas melhorias foram conquistas e fazendo do título mais uma excelente escolha para o fim de ano.

2 - Selo de Ouro

Daniel dos Reis
Daniel dos Reis
Manager
Publicações: 7.133
Jogando agora: Gran Turismo 7 | Horizon Forbidden West
Manager do MeuPS e um cara de muita sorte por trabalhar com aquilo que gosta.