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Os 5 jogos mais caros já produzidos

por Tatiane Inês
Os 5 jogos mais caros já produzidos

Assim como nos cinemas, os jogos de vídeo game também são uma super produção. Conforme a tecnologia evolui, proporciona que eles se aproximem da realidade e se tornem cada vez mais deslumbrantes e proporcionalmente caros.

Elaborar um bom enredo, desenhar os personagens e cenários, realizar capturas de movimentos para tornar tudo o mais fiel possível da realidade envolve uma grande equipe de profissionais qualificados e muitas vezes anos de dedicação.

Tudo isso tem um preço. E geralmente, um preço muito alto! Não somente no desenvolvimento, mas grande parte dos gastos são com publicidade. Essa se faz necessário para garantir que o consumidor final conheça, se interesse e adquira o jogo, garantindo a lucratividade e sucesso da produção.

Confira os cinco jogos mais caros já produzidos e quanto eles custaram para as desenvolvedoras!

5 – Final Fantasy VII

Um dos mais aclamados jogos da série do RPG: Final Fantasy, foi desenvolvido pela Square Enix e distibuído pela Sony para PlayStation 1. Ele foi o primeiro jogo da série a possuir modelagem 3D.

O jogo começou a ser desenvolvido em 1994 originalmente para a Nintendo, mas os cartuchos não possuíam memória suficiente. Assim, a produtora decidiu trabalhar para que ele fosse lançado no PlayStation 1.

Lançado em 1997, os custos do projeto são avaliados em aproximadamente U$ 132 milhões de dólares. É certo que se trata de um clássico sucesso, tanto que um remake foi anunciado para PlayStation 4 e deve sair em 2016 com um visual completamente repaginado para a nova geração; imaginem o quanto esse vai custar!

4 – Star Wars: The Old Republic

Desenvolvido pela BioWare em pareceria com a LucasArts e distribuído pela EA, o MMORPG baseado no universo de Star Wars foi um verdadeiro sucesso nos PC’s. O jogo começou a ser desenvolvido em 2008 e foi lançado em 2011, alcançando um número de 2 milhões de jogadores.

O preço do desenvolvimento e marketing tem a marca de nada menos que U$ 200 milhões, deixando-o em 4° lugar entre os mais caros já desenvolvidos. É muito dinheiro!

3 – Call of Duty: Modern Warfare II

Um dos queridinhos FPS’s pelos jogadores, o segundo capítulo de Modern Warfare também está na lista de produções milionárias. Desenvolvido pela Infinity Ward e distribuído pela poderosa Activision, o jogo lançado em 2009 para a old gen foi aclamado pela crítica e amado pelos jogadores.

Com um gasto declarado de U$ 50 milhões em desenvolvimento e U$ 200 milhões em marketing, MW2 conseguiu atingir seus objetivos, vendendo mais de 4 milhões de cópias em apenas um único dia e entrou para o Guiness Word Records como o lançamento mais bem sucedido da história dos vídeo games, sendo superado posteriormente por GTA V.

2 – GTA V

A Rockstar não ficaria para trás! O sucesso da franquia Grand Theft Auto se consagrou com o último título que quebrou inúmeros recordes da indústria de entretenimento, inclusive desbancando MW2 como o mais bem sucedido lançamento.

Lançado em 2013 para a antiga geração e mais tarde (2014) uma versão melhorada para os novos consoles, a produção custou à Rockstar cerca de U$ 266 milhões no montante desenvolvimento e marketing. O jogo obteve tanto sucesso que, no terceiro dia já contava com mais de U$ 1 bilhão arrecadado!

1 – Destiny

O FPS desenvolvido pela Bungie mostra mais uma vez que a Activision não economiza para tornar seus jogos um sucesso. Lançado em 2014 o shooter já registrou mais de 200 milhões de jogadores que provaram a experiência.

O título com foco cooperativo custou aos cofres da Activision cerca de U$ 500 milhões englobando desenvolvimento e marketing. Destiny possui uma forte e exclusiva parceria de marketing com a PlayStation, por isso saem diversos conteúdos exclusivos para os consoles da marca.

Apesar dos grandes investimentos, a forma de comercializar o jogo escolhida pela Activision não agradou muito os consumidores. Dividir o jogo em várias DLC’s pode ter comprometido parte do seu sucesso. Mesmo assim o shooter alcançou milhares de jogadores e possui um público fiel desde o seu primeiro ano de lançamento.

Com números tão expressivos vemos que grandes produções têm um preço e principalmente um grande investimento em marketing que é essencial para que haja o retorno positivo dos investimentos.

E você, o que achou desses números? Acha que valeram os investimentos e foram bons jogos? Comente conosco!