Novidades

EA Games abandonou as loot boxes de vez?

Empresa conseguirá se redimir depois dos erros do passado?

por Bruna Mattos
EA Games abandonou as loot boxes de vez?

Parece que a EA Games aprendeu com os erros do passado após a grande polêmica das loot boxes de Battlefront 2 (ou não).

Ontem, durante a EA Play, a empresa mostrou várias novidades de anúncios realizados previamente, mas chamou a atenção o reforço na decisão de se afastar das famigeradas loot boxes. É natural que a empresa esteja tentando fazer o possível para se manter  o mais longe possível das controvérsias que comprometeram, e muito, o lançamento de Battlefront 2.

O gerente geral da DICE, Oskar Gabrielson subiu ao palco da EA Play para reforçar que Battlefield V não teria nem loot boxes, nem passe de temporada. No entanto, vale lembrar que o game contará sim com microtransações: os usuários ainda poderão comprar itens cosméticos com dinheiro real diretamente. O formato de microtransação é uma das maiores fontes de renda para a EA atualmente. A compra de loot boxes com conteúdo aleatório – que chegaram a ser consideradas uma espécie de jogo de azar – estarão de fora.

A nova estratégia também será adotada em Anthem. De acordo com declarações de Mark Darrah, produtor executivo da BioWare, o game também terá itens cosméticos que podem ser comprados com dinheiro real diretamente, sem o “sorteio” das loot boxes. A compra é restrita a itens de impacto meramente visual, sem vantagens de gameplay para usuários. A abordagem é especialmente importante em Anthem, que será focado na cooperatividade, e não na competição entre jogadores.

Ao mesmo tempo que a EA tenta afastar títulos futuros da polêmica, a empresa tenta redimir Battlefront 2. A equipe responsável pelo game continua a fazer ajustes à política de microtransações, esperando atrair novamente o público que foi influenciado negativamente. A empresa aproveitou a E3 2018 para anunciar novos conteúdos para Battlefront 2 baseados na guerra dos clones.

Você acredita que a EA Games pode se redimir depois da política agressiva de loot boxes e microtransações?