Notícias

Grupos de consumidores de 18 países europeus protestam contra loot boxes

20 grupos de consumidores se reúnem solicitando maior regulamentação sobre os loot boxes

por André Custodio
Grupos de consumidores de 18 países europeus protestam contra loot boxes

Como forma de apoio a um relatório recém-publicado pelo Conselho do Consumidor Norueguês (NCC), 20 grupos de consumidores de 18 países europeus se reuniram para protestar contra as loot boxes. As demandas exigem a proibição do “design enganoso” de recurso e maior regulamentação, acusando empresas de estarem explorando os jogadores.

A iniciativa é a mais contundente já realizada nos últimos anos e vem ganhando força na Europa, com a presença de diversos integrantes da Organização Europeia de Consumidores, em Bruxelas. O documento de quase 60 páginas menciona FIFA 22 e Raid: Shadow Legends (PC e mobile) como estudo de caso e afirma haver apelos a um vício “predatório”.

Segundo o texto, as loot boxes são aplicadas sem transparência ou qualquer tipo de garantia para menores, tendo como bases “vieses cognitivos e vulnerabilidades por meio de design enganoso”. Além disso, o sistema de microtransação utilizaria um marketing agressivo com capacidade de “impulsionar as vendas” e de “distorcer os custos monetários do mundo real”.

banner de relatório contra as loot boxes
Fonte: NCC

“Devido ao tamanho do mercado [de jogos] e ao número de consumidores afetados, as autoridades nacionais e da União Europeia devem priorizar investigações e intervenções regulatórias”, esclareceu Finn Myrstad, diretor da NCC. “As autoridades e a indústria devem assumir a responsabilidade de garantir um ambiente seguro para os jogadores”, completou.

Uso de loot boxes rende processo à Take-Two

No início do ano, um processo coletivo foi mobilizado contra a Take-Two devido às loot boxes abusivas aplicadas em NBA 2K. Registrada no estado de Illinois, Estados Unidos, a ação acusa a empresa de utilizar “práticas injustas, enganosas e ilegais” e cobra uma indenização de mais de US$ 5 milhões. Clique aqui para saber mais.