Notícias

Unreal Engine V promete facilitar desenvolvimento de jogos

Epic Games explica que motor foi feito pensando na produção de jogos

por Vinícius Paráboa
Unreal Engine V promete facilitar desenvolvimento de jogos

Em maio, a Epic Games revelou a Unreal Engine V, motor gráfico para jogos da próxima geração. Para mostrar um pouco do que a tecnologia é capaz, a empresa usou uma demonstração de gameplay, que impressionou vários gamers, mas deixou outros com um pé atrás. Mesmo com a divisão na comunidade, um setor deve se beneficiará com a engine: os produtores de games.

De acordo com o vice-presidente de engenharia da Epic, Nick Penwarden, o novo motor gráfico foi criado com um objetivo principal: reduzir a complexidade em desenvolver títulos. O dev falou ao portal VG247.

Várias coisas da Unreal Engine V foram criadas para reduzir a complexidade em construir jogos. A Nanite, por exemplo, permite que artistas importem diretamente seus modelos para o motor cuidar dos detalhes técnicos, adicionando criatividade para a arte. De forma parecida, a Lumen permite uma iluminação global realista sem ter esperar muito.

Isso tudo deve ajudar os produtores no processo de criação de games. Eles continuarão fazendo as mesmas coisas que antes, mas com mais rapidez. Isto poderá ajudar a desenvolver projetos em um menor tempo ou até usar esse tempo poupado para fazer jogos mais complexos. Penwarden também diz que a Lumen será inovadora a ponto de permitir a produção de títulos totalmente novos.

A iluminação global com a Lumen vai mudar a experiência dos jogos atuais e até permitir a produção de novos tipos de jogos. Desenvolvedores podem criar mundos dinâmicos onde as luzes são componentes integrais do gameplay.

A Unreal Engine V estará disponível em algum momento de 2021.