Notícias

“Unreal Engine V será incrível em ambos consoles next-gen”, diz Epic Games

Tim Sweeney destacou as tecnologias “Nanite” e “Lumen” nas plataformas do PS5 e Xbox Series X

por Caio Miranda

O motor gráfico para games de nova geração foi apresentado na semana passada. Em uma demonstração prática no PlayStation 5, a Unreal Engine V impressionou com gráficos incríveis e deu uma pequena mostra do poder dos novos consoles.

Durante a apresentação do recurso, a Epic Games destacou as duas novas tecnologias “Nanite” e “Lumen” como parte importante do processo. De acordo com o diretor executivo da empresa, Tim Sweeney, as tecnologias serão incríveis tanto no PS5 quanto no Xbox Series X.

A demonstração do Unreal Engine V no PlayStation 5 foi o pico de anos de discussões entre a Sony e a Epic sobre futuras arquiteturas de gráficos e armazenamento. A tecnologia Nanite e Lumen será totalmente suportada no PS5 e Xbox Series X e será incrível em ambos.

O recurso “Nanite” é uma geometria micropoligonal virtual presente no novo motor gráfico. Ele dá a liberdade aos artistas de criarem detalhes geométricos que os olhos podem enxergar. O “Lumen” é um sistema de iluminação global dinâmica completa capaz de reagir às mudanças imediatas de luzes nos cenários.

A Unreal Engine V também será compatível com a atual geração de consoles, mas com um pouco de limitação. Segundo Sweeney, os videogames atuais vão rodar com recursos reduzidos e utilizando técnicas tradicionais de renderização e iluminação.

Na prática

A revelação do novo motor gráfico veio através da temporada de anúncios da Summer Game Fest. Além da demonstração na prática, o diretor técnico de gráficos, Brian Karis, e o diretor de arte, Jerome Platteux, descreveram algumas das principais características da engine.

A Unreal Engine V estará disponível em algum momento de 2021.