Notícias

Far Cry 6 “é uma história política”, admite Ubisoft

Navid Khavari, diretor de narrativa do game, também ressaltou que o jogo não se refere apenas a Cuba

por Jean Azevedo
Far Cry 6

A Ubisoft admitiu que Far Cry 6 é uma história política. Em publicação no site da publisher, Navid Khavari, diretor de narrativa do game, disse haver temas difíceis e relevantes no jogo, mas ressaltou que grande parte dos assuntos tratados não são referentes ao estado atual de Cuba (a ilha de Yara, mapa do game, é inspirada no país caribenho).

Khavari também afirma que seu objetivo foi deixar a equipe sem medo nenhum de contar a história e esta trabalhou duro nos últimos cinco anos em pesquisas para enriquecer o projeto. Além disso, ele destacou que está no DNA da franquia a abordagem de assuntos complexos.

Uma história sobre uma revolução moderna deve ser (política). Existem discussões difíceis e relevantes em Far Cry 6 sobre tudo o que levou ao crescimento do fascismo em uma nação, os custos do imperialismo, trabalho escravo, a necessidade de eleições livres e limpas, direitos LGBTQ+ e muito mais no contexto de Yara, a ilha fictícia do Caribe. Meu objetivo era empoderar a nossa equipe para que não tivessem medo da história, e trabalhamos bem nos últimos cinco anos para que isso acontecesse. Nós também tentamos ser bem cuidadosos com nossas referências e inspirações, que incluem Cuba, mas também outros países por todo o mundo que passaram por revoluções políticas em suas histórias.

Mais a frente, Khavari comenta sobre as pesquisas e revisões na narrativa de Far Cry 6:

Na nossa abordagem fizemos questão de procurar criadores e colaboradores para conversar com a nossa equipe sobre a história e a cultura das regiões que nos inspiraram. Nós também trouxemos consultores e especialistas para examinar a história do jogo muitas vezes durante o projeto para termos certeza que estava sendo contada com sensibilidade. Não cabe a mim decidir se fomos bem sucedidos, mas posso dizer que tentamos.

As conversas e pesquisas feitas com a perspectiva daqueles que lutaram em revoluções no final dos anos 50, no começo dos anos 60 e além são absolutamente refletidas em nossa narrativa e personagens. Mas se alguém está em busca de uma simplificada e binária demonstração específica do momento atual de Cuba, não encontrarão. Eu sou de uma família que enfrentou as consequências da revolução e a debati na mesa de jantar durante toda a minha vida. Só posso falar por mim, mas é um assunto complexo que não deve ser interpretado por apenas uma referência.

Finalizando, o diretor falou sobre o que os jogadores podem esperar de forma geral em Far Cry 6:

O que os jogadores encontrarão é uma história na qual o ponto de vista busca capturar a complexidade de uma política moderna e em uma revolução atual com um contexto fictício. Nós buscamos contar uma história com ação, aventura e sentimento, mas que também não tenha medo de abordar questões complicadas. Far Cry é uma marca que em seu DNA busca por temas complexos e maduros que são equilibrados com leveza e humor. Um não existe sem o outro, e estamos tentando alcançar esse equilíbrio com cuidado. Minha única esperança é a de que estamos buscando deixar a história ser contada por si mesma antes de formar opiniões bruscas em suas reflexões políticas.

Dois personagens de Far Cry 6 com fundo verde claro.
(FONTE: Reprodução/Ubisoft)

Recentemente, o próprio Khavari afirmou que não estava fazendo uma apologia política direta a Cuba — algo que ele também mencionou no comunicado acima. Entretanto, o shooter abordará sim, temas como guerrilhas e revoluções.

O título será lançado no dia 7 de outubro nos consoles e PC.

Far Cry 6 tem gameplay incrível revelado

A revelação do gameplay de Far Cry 6 foi exibida no dia 28 de maio em live da Ubisoft. O vídeo nos mostrou uma jogabilidade bem agitada, muitas novidades nos armamentos e até referências musicais.

A equipe do MeuPlayStation preparou um compilado com dez detalhes sobre o gameplay do próximo grande jogo da franquia. Você pode conferir aqui!