Notícias

TikTok nos games: como estúdios usam a rede social para impulsionar seus jogos

Os mais de 689 milhões de usuários ativos despertaram o interesse da indústria de jogos, que tenta se aproximar desse público

por Vítor Amorim Heringer
TikTok nos games: como estúdios usam a rede social para impulsionar seus jogos

O TikTok, plataforma de vídeos da empresa chinesa ByteDance, é uma das redes sociais mais populares do mundo. Segundo a pesquisa DataReportal, ela já conta com mais 689 milhões de usuários ativos globalmente. E, claro, a indústria de jogos já possui diversas formas de conversar com o público presente no aplicativo.

O veículo GamesIndustry entrevistou uma série de profissionais de estúdios para saber a importância e qual a estratégia de conteúdo na plataforma. De acordo com Bianca Sarafian, gerente de comunidade da Mediatonic (Fall Guys), o TikTok nos games tem o diferencial de se “conectar” com as pessoas, ao invés de somente comunicar uma simples notícia, por exemplo.

O TikTok é único porque, ao contrário de outras plataformas, não é tanto uma ferramenta de transmissão, mas uma forma genuína de criar conteúdo e se conectar com as pessoas. Embora outras plataformas como Instagram e Twitter possam fazer isso e transcender além de apenas serem usadas para transmissão de uma perspectiva de marketing, o TikTok só é aceitável se você estiver tentando criar conteúdo e se conectar com o público.

Por conta disso, os usuários da rede social chinesa clamam por conteúdo exclusivos. Uma foto ou um vídeo semelhantes podem ser postados da mesma maneira no Facebook, Instagram e Twitter, mas não funciona da mesma forma no TikTok. Caso as empresas se dediquem em vídeos originais, o público responde rapidamente com muitas visualizações.

Temos muita sorte que Fall Guys se presta muito bem a esses momentos orgânicos e chamativos. Eu tinha, por exemplo, um vídeo muito simples de mim passando por um de nossos níveis chamado “ski-fall”. Teve 160.000 visualizações. Não tem música popular ou qualquer tendência do TikTok. Você só precisa de dez segundos para mostrar aquele momento e nem mesmo precisa saber o jogo para assisti-lo e ficar um pouco animado.

Fall Guys
TikTok nos games: Mediatonic, de Fall Guys, procura sempre fazer conteúdos exclusivos sobre o jogo

TikTok nos games: segredo é não fazer marketing

Wase Qazi, desenvolvedor de Shotgun Farmers, revelou que até mesmo os estúdios indies podem fazer sucesso com jogos de menor escopo. A sua conta no Twitter conta com apenas um pouco mais de 4 mil seguidores, enquanto no TikTok possui mais de 1 milhão e cerca de 40 milhões de curtidas.

O segredo, segundo o dev, foi justamente criar conteúdo sem compromisso, apenas com o intuito de se aproximar das pessoas ou se divertir. Isso fez que o lançamento do título superasse grandes jogos na sua estreia no Xbox, como Call of Duty: Modern Warfare, NBA 2K21 e Madden 21.

Dessa maneira, Qazi recomenda para as empresas que queiram adentar no mundo TikTok: não pensem em fazer o marketing tradicional de divulgação. No entanto, que coloquem um “toque criativo” para criar algo chamativo para o público da rede social.

Acho que, como qualquer outra mídia social, esteja atento e ouça seus seguidores, envolva-os, não faça marketing para eles e tente genuinamente se divertir criando um conteúdo exclusivo que funcione no TikTok. Novos tipos de conteúdo estão ganhando todos os dias também, então não tenha medo de ser único e colocar seu próprio toque criativo nas coisas.

O TikTok nos games ainda é algo recente e diversas outras empresas ainda devem investir em mais conteúdos para a plataforma. Certamente, as companhias e os jogadores só tem a ganhar com a aproximação.