Notícias

Abaixo da meta: Sony vendeu 19,3 milhões de PS5 desde o lançamento

Empresa planejava comercializar cerca de 15 milhões de unidades no último ano, mas não chegou a 12 milhões

por Valdecir Emboava
Abaixo da meta: Sony vendeu 19,3 milhões de PS5 desde o lançamento

Após uma série de problemas de fabricação e de não conseguir atender a demanda global pelo PS5, a Sony divulgou, nesta terça-feira (10), que não atingiu a meta de vendas do novo console no ano fiscal de 2021.

Em seu mais recente relatório fiscal, que traz os dados de janeiro a março e o compilado do ano, a empresa informou que chegou a 19,3 milhões de PS5 vendidos no mundo desde o lançamento em novembro de 2020 – cerca de três milhões a menos do que o planejado.

O objetivo inicial da companhia era de alcançar números maiores do que os 14,8 milhões de consoles PS4 que foram vendidos no segundo ano fiscal dele. Contudo, o PlayStation 5 ficou “somente” nos 11,5 milhões.

Em novembro de 2021, já falava-se que a Sony estaria reduzindo a produção do console por dificuldades técnicas, principalmente a falta de chips semicondutores. Algo que a Intel disse acreditar que poderia acontecer até 2023. Já a AMD, mais otimista, vê melhorias já em 2022.

De qualquer forma, uma coisa é certa: a demanda pelo PS5 ainda parece maior do que a oferta. Talvez por isso a Sony esteja confiante de que as vendas vão aumentar bastante no ano fiscal de 2022 – que vai do último mês de abril até o final de março de 2023.

Agora é “dobrar a meta” do PS5

Afinal, todo mundo já sabe que, desde que chegou ao mercado, o PS5 não foi fácil de encontrar. No Brasil e no planeta, os estoques esgotaram mais rápido do que água no deserto – e em pleno 2022, isso continua acontecendo. Mas a Sony promete melhorar.

A empresa, inclusive, tem uma meta ousada: comercializar cerca de 18 milhões de unidades até março de 2023 – ou seja, praticamente dobrar o número de consoles que estão hoje no mercado. E a companhia se diz confiante para isso. Por que será?

Talvez porque o Ragnarök está vindo?