Notícias

Six Days in Fallujah, um FPS cancelado sobre a Guerra do Iraque, é ressuscitado

Jogo havia sido cancelado em 2009 por levantar controvérsias

por Vinícius Paráboa
Six Days in Fallujah, um FPS cancelado sobre a Guerra do Iraque, é ressuscitado

Six Days in Fallujah, um FPS baseado na Guerra do Iraque, foi ressuscitado após ter sido cancelado em agosto de 2009. O game chegará ao PC (via Steam) e a consoles não especificados em algum momento de 2021.

A nova versão do shooter é um trabalho da Highwire Games — estúdio fundado por ex-devs de Halo e Destiny — e uma distribuição da Victura. O game tentará retratar os eventos da “Segunda Batalha de Faluja”, evento que ocorreu entre novembro e dezembro de 2004.

Six Days in Fallujah será preciso em relação à história. Mais de 100 marinheiros, soldados e civis iraquianos foram entrevistados para garantir autenticidade. A campanha descreverá o conflito no qual a Marinha dos EUA tenta recapturar a cidade de Faluja da Al Qaeda. Para simular a batalha, os devs da Highwire criaram “tecnologias e mecânicas únicas” para reproduzirem as incertezas e táticas do combate moderno.

O ex-sargento da Marinha, Eddie Garcia, diz acreditar que os videogames podem ensinar sobre eventos históricos, de uma forma na qual outras mídias não o fazem. Ele propôs a ideia original do jogo, em 2005.

Ás vezes, o único jeito de entender o que é a experiência real é por si mesmo. A guerra é cheia de incertezas e escolhas duras, que não podem ser compreendidas ao assistir alguém na TV ou em um filme. Os videogames podem nos ajudar a entender os eventos reais de formas que outras mídias não o fazem.

A versão original de Six Days in Fallujah

A versão original de Six Days in Fallujah foi anunciada em 2009, pela produtora Atomic Games e publisher Konami. Entretanto, veteranos de guerra e grupos antiguerra criticaram o game, por reproduzirem um evento muito recente na época. Por isso, a empresa japonesa deixou o projeto e o fez cair no esquecimento.

Eventualmente, o ex-diretor executivo da Atomic, Peter Tamte, fundou a Victura, que trabalha na nova edição do título desde 2016. Mais detalhes do jogo virão nas próximas semanas.