Notícias

Vem aquisição por aí? Ubisoft estaria se preparando para ser vendida

Segundo o Kotaku, a publisher procurou consultorias externas nos últimos anos para organizar os negócios para um potencial comprador

por Valdecir Emboava
Vem aquisição por aí? Ubisoft estaria se preparando para ser vendida

No fim da semana passada, novos rumores da indústria sugeriram que empresas de capital privado, como a Blackstone Inc. e a KKR & Co, estariam de olho para adquirir a Ubisoft. Não muito tempo depois, fontes do Kotaku afirmaram que a companhia vem se preparando para isso há algum tempo.

Segundo consta, a publisher francesa procurou por consultorias externas nos últimos anos para auditar várias partes dos negócios. Geralmente, esse tipo de ação é para atrair mais lucro, mas parece que a intenção com isso era “organizar a casa” para uma potencial aquisição. Um porta-voz disse o seguinte ao Kotaku:

Não comentamos rumores ou especulações. A Ubisoft tem capacidades criativas e de produção incomparáveis, com mais de 20.000 pessoas talentosas colaborando em nossos estúdios globais no desenvolvimento de jogos. Graças a eles e à nossa abordagem de longo prazo e apetite por riscos criativos, construímos algumas das marcas proprietárias mais fortes do setor e temos muitas novas marcas e projetos promissores no horizonte.

Também temos um dos portfólios mais profundos e diversificados do setor, serviços e tecnologias de ponta e uma grande e crescente comunidade de players engajados. Como resultado, estamos em posição ideal para capitalizar o rápido crescimento do setor e as oportunidades de plataforma que estão surgindo agora.

Ubisoft
(FONTE: reprodução)

As fontes do veículo também afirmam que a intenção da gerência em vender a Ubisoft é resultado de uma série de problemas que a publisher vem enfrentando nos últimos anos. Polêmicas sobre assédio sexual no local de trabalho, grandes desenvolvedores deixando seus cargos e projetos “lutando” para sair do papel seriam alguns deles — Skull & Bones e Beyond Good & Evil 2 que o digam.

Além disso, com a saída de Charlie Guillemot (filho do CEO Yves Guillemot) no ano passado, as coisas começaram a “piorar”, por assim dizer. Como 15% da Ubisoft pertence à família francesa (cerca de US$ 5 bilhões), as fontes sugerem que não sobrou “nenhum parente para assumir os negócios”.

Por fim, o artigo também menciona que, de acordo com três fontes, os próximos jogos das franquias Far Cry, Assassin’s Creed e Ghost Recon estão mais longe do que o planejado pela Ubisoft.

Ações da Ubisoft sobem 11% após especulações sobre aquisição

E parece que as especulações sobre a aquisição da Ubisoft já deu o que falar no mercado financeiro. Logo após os primeiros rumores na última sexta-feira (22), as ações da publisher subiram 11%. Saiba mais!