Notícias

Ubisoft sofre debandada de devs em cenário chamado de “O Grande Êxodo”

Saídas em massa dos estúdios da publisher podem atrasar projetos em andamento, segundo um funcionário

por Vítor Amorim Heringer
Ubisoft sofre debandada de devs em cenário chamado de

Após denúncias de assédio em 2020, a Ubisoft tem visto uma saída em massa de seus devs, em uma situação chamada de “O Grande Êxodo” pelos seus funcionários. A informação veio de um artigo do site Axios Gaming, que entrevistou profissionais da publisher para entender as razões do movimento.

Recentemente, cinco devs importantes no desenvolvimento de Far Cry 6 saíram da editora. Além disso, 12 pessoas prestigiadas que trabalharam em Assassin’s Creed Valhalla também deixaram a empresa. O veículo destaca que os estúdios Ubisoft Montreal e Toronto perderam 60 funcionários cada.

Um dos entrevistados pelo Axios Gaming ressaltou que as demissões resultaram em atrasos de vários projetos. Além disso, outro desenvolvedor revelou que um dos atuais empregados na publisher precisou contatar ex-funcionários para resolver um problema com um jogo, pois ainda não havia ninguém que conhecesse o sistema.

Vários jogos da Ubisoft em uma imagem.
Jogos da publisher francesa podem atrasar por conta da crise interna. Fonte: Ubisoft

Além dos casos de assédio, os profissionais que deixaram a companhia citam salários baixos, frustração com a direção criativa da empresa e oportunidades externas competitivas. Dessa forma, os devs são “alvos fáceis” de recrutadores.

Qual a posição da Ubisoft?

Em declaração ao veículo, a chefe de operações da Ubisoft, Anika Grant, disse que o atual desgaste aumentou, mas está na média da indústria.

Nosso atrito hoje está alguns pontos percentuais acima de onde normalmente está. Mas ainda está dentro das normas da indústria.

Além disso, a executiva destacou que a empresa contratou 2.600 profissionais desde abril deste ano e aumentaram os salários dos funcionários, principalmente no Canadá, onde a competição está mais acirrada. Uma pesquisa interna para saber se recomendariam a companhia como um ótimo lugar para trabalhar também apontou  satisfação positiva dos colaboradores.

No entanto, os ex-funcionários continuaram a afirmar que a liderança não ouviu os trabalhadores, dizendo até que a reputação da empresa era constrangedora. Em novembro, os funcionários criaram uma petição para exigir melhores condições de trabalho.

Eles enfatizaram constantemente ‘seguir em frente’ e ‘olhar para frente’, enquanto ignoravam as reclamações, preocupações e gritos de seus funcionários. A reputação da empresa era demais para suportar. É legitimamente constrangedor.

A chefia da Ubisoft garante que continuará a tomar medidas para aumentar a confiança de seus colaboradores na editora e seus estúdios. Os devs entrevistados pediram para seus nomes não serem revelados.