Notícias

Returnal: você entendeu o final do game? Conheça as teorias

Afinal, a astronauta era realmente Selene?

por Jean Azevedo
Returnal: você entendeu o final do game? Conheça as teorias

Em Returnal, o final da jornada de Selene em Atropos pode ter ficado um pouco confuso, já que não é apresentada uma conclusão da narrativa na perspectiva da Housemarque. No entanto, todos os elementos que estavam no fatídico acidente que é mostrado durante as cenas no game são pistas bem relevantes. Aviso importante: só continue nesse artigo se não tiver problemas com spoilers do jogo.

A música, a sombra branca mencionada pelo filho de Selene, o sinal do rádio e até seu passado com sua mãe, podem explicar cada passo da aventura em Atropos. As teorias começam já com a cutscene que sucede o Ato 3 do título.

O final principal de Returnal oferece diversas interpretações. Após encontrar a entidade que vive ressuscitando a astronauta, a tela fica escura e em seguida nos é apresentada uma cena na qual Selene e seu filho estão em uma estrada escura à noite.

A criança pergunta se ela teria visto a sombra branca, momentos antes do rádio começar a ter intermitências no sinal. A câmera mostra o aparelho na frequência 107.7, o relógio do carro marca 8 horas e 36 minutos e a temperatura está a 52º F.

Selene e Helios - Returnal

Returnal Sinal

No primeiro ato do jogo, a primeira transmissão de Selene se passa às 8:36. A astronauta também menciona ter vivido por 63 anos e 8 dias depois de voltar à Terra, o que ao contrário, forma a sequência do horário. 

A sombra branca que aparece na estrada é bem parecida com um astronauta, e Selene acaba perdendo o controle do carro e cai em um rio após evitar a colisão com a figura. O veículo afunda e começa a se encher de água. 

A protagonista é acordada por uma luz vermelha, que inclusive está muito presente na batalha com o primeiro boss, Phrike, quando ele submerge durante a batalha. Ao recuperar os sentidos, Selene tenta tirar a criança do carro, mas é sugada por uma misteriosa entidade antes de conseguir salvá-la.

O último frame antes dos créditos rolarem mostram a quase chegada à superfície do rio, mas a cena é interrompida. 

O Final Secreto de Returnal 

Returnal também possui um final secreto, no qual mais interpretações significativas podem ser elaboradas. Nessa cena, Selene retorna para o carro que está debaixo d’água, mas dessa vez um portal a leva até um esqueleto alienígena numa cadeira de rodas.

O canal “2k “do YouTube disponibilizou o Final Secreto de Returnal em seu canal. 

Muito semelhante ao estado em que encontramos o terceiro chefe (Nemesis), o encontro também tem um significado. “Eu disse para me deixar sozinha!”, é o que grita a protagonista tentando se livrar de uma  tentativa de estrangulamento.

Returnal - Selene e Theia final secreto

O alien se revela como Theia (só dá pra conferir com as legendas ligadas durante o gameplay), que em algum momento da narrativa é apresentado como o nome da mãe de Selene. A câmera agora vê o acidente pela perspectiva do astronauta que estava na estrada e acabou causando o acidente. 

Retunal - acidente

A continuação da chegada à superfície mostrada pouco antes dos créditos aparecerem, mostra a protagonista gritando por “Helios”. O nome da nave, possivelmente, é o nome do filho de Selene, que até o momento está preso no carro.

O que isso tudo significa?

Returnal acaba nos deixando com mais dúvidas do que conclusões. Selene pode ser ambas: a motorista e a astronauta na estrada. O que significa que existam realidades paralelas.

Outra conclusão é que a protagonista se culpa pela morte de sua mãe e também pela possível perda de seu filho. Então pode-se concluir que Atropos é uma espécia de um sonho no qual a astronauta acaba enfrentando seus traumas em um ciclo que não termina.

Uma possível interpretação seria: Selene se sente culpada por deixar sua família na Terra e seguir sua exploração no espaço. Todas essas pistas também indicam que Theia pode ter sido uma astronauta da era “Apollo”.

Baseado na cena da cadeira de rodas, a mãe de Selene pode não ter vivido o suficiente para ver sua filha retornar para casa.

Uma interpretação mais ousada poderia colocar a protagonista com certo trauma pela perda da mãe, o que a fez acabar tendo alucinações e culminou na visão da astronauta na pista.

Durante uma das passagens pela casa, os jogadores encontraram um flashback de uma notícia que remete a um acidente no qual mãe “saiu com ferimentos na coluna” e a criança estaria milagrosamente bem. Mais um ciclo de repetições no game?

Com todas essas especulações, fica na mão de vocês, leitores. Qual você acha que é a interpretação mais plausível para o final de Returnal? Conta pra gente nos comentários.