Notícias

Nova prévia de Returnal mostra detalhes de gameplay e funcionalidades

Inimigos, funcionalidades da nova geração e ambientação do planeta Atropos são o foco do preview publicado no PlayStation Blog

por Valdecir Emboava
Nova prévia de Returnal mostra detalhes de gameplay e funcionalidades

O PlayStation Blog acaba de publicar uma prévia de Returnal, o novo exclusivo de PS5. No texto, a Sony divulgou mais informações sobre as mecânicas roguelike do game, detalhes aprofundados sobre a história e uma nova visão sobre o violento bioma do planeta Atropos.

O artigo começa contando que Selene foi parar no planeta por conta de uma transmissão misteriosa detectada pelo seu traje. Segundo Gillen McAllister, especialista em comunicações da SIE, é preciso realizar um pouso de emergência nos primeiros minutos de gameplay. Isso serve como uma prévia para as funcionalidades do DualSense, pois cada impacto da aterrissagem é sentido nas mãos.

Selene no bioma do planeta Átropos em gameplay de Returnal
(FONTE: Reprodução/Housemarque)

A origem do sinal vem de vários biomas do planeta, que estão interconectados. Existe um labirinto em cada uma dessas áreas, além de vestígios de uma civilização antiga e criaturas extremamente agressivas.

Selene deve recolher recursos do primeiro bioma para sobreviver ao segundo, mas se não obtiver sucesso, duas coisas podem acontecer: você ressuscita no local da queda ou o mundo se remodela ao seu redor. Cada ciclo mistura as áreas dos biomas e seus conteúdos, o que fortalece ainda mais a natureza roguelike de Returnal.

Características de Selene, a protagonista de Returnal

Segundo McAllister, a protagonista é uma patrulheira ASTRA e não possui poderes especiais. Sua personalidade humana vai se abalando conforme o desenrolar do jogo, mas tenta sempre manter a mente de cientista e a tenacidade de uma exploradora trabalhando ao seu favor.

Sobre seu estilo de gameplay, a astronauta é extremamente ágil e consegue pular através de abismos, evitar projéteis inimigos ou ainda atravessá-los. Causar dano ou desviar de ataques geram pontos de adrenalina, uma mecânica que acumula até cinco níveis. Cada nível desbloqueia um aprimoramento para melhorar dano de armas, visão, ataque corpo-a-corpo e muito mais.

Também é válido mencionar a existência de artefatos, que dão buffs apenas para o ciclo do bioma onde o jogador estiver. Já as melhorias de status poderão causar 10% a mais de dano em alvos com vida baixa ou usar câmera lenta no modo de tiro alternativo, por exemplo.

https://gfycat.com/leadingpowerfulcavy

No canto inferior esquerdo da interface em sua tela estão as barras de integridade (saúde) e proficiência em arma. A integridade pode ser reabastecida ou ampliada com itens colecionáveis. Sua barra de proficiência em arma dita o nível de poder da próxima arma encontrada, quer ela venha do abate de um inimigo ou do desbloqueio de um baú. Isso também pode ser aumentado por meio de itens coletados.

As armas variam de tipos familiares (pistola, rifle) a coisas de outro mundo (a Caçadeira Vérmica dispara um fluido que corrói a saúde do inimigo com o tempo). O áudio destas armas impressiona: as explosões ecoam em vales e reverberam em locais apertados. Fato engraçado: essas reverberações são em tempo real, usando uma mistura de áudio 3D e ray casting para mudar dinamicamente com base na sua posição.

Inimigos do planeta Atropos

Os monstros serão um ponto forte de Returnal. McAllister diz que existe uma grande diversidade de espécies alienígenas, entre quadrúpedes com vários tentáculos, bípedes gigantescos, voadores semelhantes a lulas, espreitadores blindados e outros. Os padrões de ataques são orquestrados para que, com raciocínio e reações rápidas, o jogador consiga sobreviver, independentemente dos combos ou da quantidade de monstros enfrentados de uma vez.

https://gfycat.com/hatefulcapitalfulmar

Funcionalidades da nova geração são exaltadas

McAllister não poupa elogios para as funcionalidades do DualSense e principalmente para o áudio 3D. Segundo o executivo da SIE, quem tiver um headset compatível conseguirá localizar os inimigos ao seu redor apenas pelo som.

Ao usar o headset sem fio Pulse 3D em um ciclo, ouvi o som de um inimigo surgindo atrás de mim e pude virar para eliminá-lo antes que ele pudesse me atacar.

Por fim, também é relatado que Returnal é tanto um jogo de plataformas e exploração, quanto um shooter. O design de níveis é extremamente variado e também dá ao jogador um espaço para respirar enquanto se prepara para o próximo bioma.

Returnal está concluído e só aguarda o dia 30 de abril para ser lançado como exclusivo de PS5.