Notícias

Sony prepara tecnologia em nuvem exclusiva da PlayStation

Jim Ryan, CEO da SIE, ainda não está preparado para revelar mais detalhes, mas está otimista sobre o futuro

por Valdecir Emboava
Sony prepara tecnologia em nuvem exclusiva da PlayStation

O futuro parece promissor para os serviços do ecossistema da PlayStation. Em entrevista divulgada nesta quinta-feira (22) pela Nikkei (traduzida pelo VGC), Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment, revelou que a companhia está preparando uma tecnologia em nuvem exclusiva da casa.

As ambições para a nova empreitada são grandes e gerou até uma “parceria estratégica” com a Microsoft em 2019. Com a união, a Sony almeja liberdade para utilizar o data center da Azure para jogos em nuvem e serviços de streaming de conteúdo.

Jim Ryan, CEO da PlayStation, discursando de terno e gravata no palco de algum evento de games.

Falando com o portal japonês sobre essa parceria com a Microsoft, o chefe do PlayStation disse que a Sony ainda não estava pronta para revelar sua estratégia de nuvem para o PS5, mas sugeriu estar planejando uma boa surpresa:

Podemos concebivelmente usar a nuvem para nossa infraestrutura técnica, mas a experiência de jogo em nuvem que oferecemos será única e apenas no PlayStation.

Ainda estamos conversando com [a Microsoft] sobre a troca de ideias e há algumas coisas muito interessantes. Então, quando a hora certa chegar, anunciaremos nossa estratégia.

Ryan também foi questionado sobre o impacto que o novo sistema causaria na estrutura convencional de gerações — com lançamentos de consoles a cada 6/7 anos. Ele sugeriu ser muito cedo para tirar qualquer conclusão — e cedo demais para decidir se o PS5 será o último console da Sony.

É difícil responder a essa pergunta agora, mas a história mostra que o pico de vendas no terceiro ou quarto ano é baixo. No final do ciclo, a nuvem pode ter algum papel. Estou mais otimista quanto ao futuro do que há um ano atrás.

Acabamos de lançar o PS5, então agora é hora de ver como as pessoas estão lidando com ele, e então vamos pensar no futuro da PlayStation.

Imagem de capa do possível novo serviço PlayStation Plus Video Pass (PS Plus Video Pass)

O sistema de nuvens pode ser uma grande cartada para a Sony, principalmente para administrar seus serviços. Com o sucesso do PS now, a intenção de expandir o serviço de assinatura para outros países, como o Brasil, e a estreia do PS Plus Video Pass na Pôlonia, a PlayStation já começa com o planejamento para as futuras gerações.

Nova publicidade do PlayStation 5 destaca as funcionalidades do console

Enquanto a nova geração de consoles ainda tem muita lenha para queimar, a Sony acaba de anunciar uma publicidade para lembrarmos das funcionalidades de nova geração do PlayStation 5. Confira o vídeo!