Notícias

Dev diz que oferecer Oddworld: Soulstorm no PS Plus foi “devastador”

Segundo Lorne Lanning, um dos fundadores do estúdio, a pandemia impactou substancialmente o lançamento do jogo no serviço

por Valdecir Emboava
Dev diz que oferecer Oddworld: Soulstorm no PS Plus foi

O PS Plus pode ser um meio interessante para as publishers lançarem seus jogos, ainda mais se estiverem procurando por popularidade — Fall Guys que o diga. Porém, isso não parece ter sido uma boa ideia para Oddworld: Soulstorm. Na verdade, segundo Lorne Lanning, um dos fundadores da Oddworld Inhabitants, foi “devastador”.

Em entrevista ao Xbox Expansion Pass, Lanning explicou que o acordo com a Sony para ofertar o título no serviço de assinatura aconteceu porque os custos de produção estavam subindo, então o estúdio precisava de uma ajuda financeira da gigante japonesa para a empreitada — mas parece que os números não foram quantificados da maneira correta.

O desenvolvedor estimou que venderia 100 mil unidades no lançamento, embora 50 mil fosse um número plausível. Dito isto, o dinheiro que eles receberiam do acordo com a Sony era mais do que eles ganhariam com essas comercializações.

Oddworld: Soulstorm
(FONTE: reprodução)

A questão é que Oddworld: Soulstorm deveria estrear em janeiro de 2021, quando a comunidade do PS5 ainda era baixa. Por conta da pandemia, os devs precisaram trabalhar de casa, o que resultou em um adiamento para abril (três meses a mais). Essa janela foi o suficiente para a base de jogadores na nova geração se expandir substancialmente.

Como o acordo já havia sido firmado, Oddworld: Soulstorm acabou se tornando um dos títulos mais baixados do PS5, com quase 4 milhões de cópias entregues aos assinantes — uma diferença que se mostrou economicamente devastadora para o estúdio.

Oddworld: Soulstorm tem quatro finais diferentes

Aos assinantes que resgataram Oddworld: Soulstorm no serviço, o jogo possui quatro finais diferentes: Pior Final, Final Ruim, Final Bom e Final Verdadeiro. Veja o que é preciso fazer para cada um deles!