Mercado de jogos em 2023 foi impactado por mais de 6 mil demissões
CD Projekt RED, Ubisoft, Gearbox, Naughty Dog e outros grandes nomes da indústria cortaram funcionários de seus quadros
Desde o início de 2023, as notícias de demissões na indústria de games vêm ocorrendo com uma frequência surpreendente. O mercado de jogos foi impactado por mais de 6.000 encerramentos de contratos, que afetaram grandes estúdios e editoras.
A quantidade de demissões foi rastreada pelo site videogameslayoffs.com. De acordo com a página, elas se motivaram pelos mais diversos motivos, incluindo fim de projetos, direcionamento de setores, fracassos comerciais, aquisições, fechamentos de empresas e situação econômica no pós-pandemia.
Além disso, o número sugerido seria uma média “por baixo”. Estima-se que a quantidade de funcionários dispensados de seus serviços foi muito maior. Enquanto isso, o mês de setembro teria sido o pior do mercado de jogos em 2023, com 17 empresas cortando empregos.
Das companhias, o Embracer Group foi o responsável pela maior quantidade de rodadas de demissões — sete, no total. Enquanto isso, a Unity teve a maior quantidade de colaboradores afetados, sendo 600 em janeiro e quase 300 em maio.
Em relação aos nomes de peso, Telltale Games, Naughty Dog, CD Projekt RED, Crystal Dynamics, Gearbox, BioWare, Ubisoft e Bungie viraram notícias devido aos cortes no quadro de funcionários.
Mercado de jogos nos EUA segue em alta
Na contramão dos estúdios e detentores, o comércio de hardware e de software vai mundo bem nos Estados Unidos e em outras regiões do mundo. Com uma grande oferta em consoles e games, o cenário configura uma crescente neste segundo semestre, com destaque para o PS5. Clique aqui para saber mais.