Notícias

Limited Run fala sobre legado dos jogos em mídia física

Josh Fairhurst, diretor executivo da empresa, não teme um “futuro sombrio”

por Jean Azevedo
Limited Run fala sobre legado dos jogos em mídia física

O horizonte para os jogos em mídia física parece sombrio. As grandes fabricantes de hardware de console se aproximam cada vez mais da eliminação do suporte a discos, como o suposto Xbox Series X sem leitor e o PS5 Slim que tem o compartimento removível e vendido separadamente. Indo “contra a maré”, a Limited Run ainda acredita na força desse mercado.

Embora muitos jogos estejam disponíveis digitalmente, há histórias abundantes de pessoas perdendo acesso a jogos comprados devido ao fechamento de lojas digitais, problemas de licenciamento ou proibições inexplicáveis.

O CEO da Limited Run Games, Josh Fairhurst, disse em entrevista ao The Verrge, acreditar que, devido aos problemas de propriedade digital, as pessoas ainda se importarão com jogos em mídia física por bastante tempo.

Quando começarem a ver coisas como jogos sendo retirados ou o acesso sendo revogado ao que compraram, acho que vão começar a dizer: ‘Eu deveria continuar comprando físico. Acho que isso vai catalisar as pessoas a procurarem ter a mídia física novamente.

Mídia física de Final Fantasy VII Rebirth, fundo azul, e Cloud com a Buster Sword

A Limited Run, conhecida por lançar cópias físicas de jogos, trabalha para convencer os editores a aderir ao modelo, mesmo quando as vendas digitais podem ser mais lucrativas. 

“Se você vende uma cópia do seu jogo no varejo, ganha cerca de US$ 4 ou US$ 5”, diz Fairhurst. “Se vender o jogo em uma plataforma digital, você recebe o valor total dessa venda, menos apenas os 30% que as plataformas retiram no lado digital.”

Para persuadir grandes editores a oferecer uma versão física de um jogo, a Limited Run assume grande parte da produção, desde o design até a fabricação. Embora critiquem o tempo que levam para enviar produtos, a empresa agora opera com base em pré-encomendas para garantir produção adequada.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

E se os jogos em mídia física forem esquecidos?

Fairhurst reconhece que, se o futuro for de consoles sem suporte a jogos em mídia física, a Limited Run poderá focar em plataformas retrô ou lançar mais jogos DRM-free — que não são linkados a nenhuma plataforma como Steam ou Epic, por exemplo — para PC. 

A empresa não apenas oferece produtos incríveis para colecionadores, mas também desempenha um papel vital em manter vivos jogos que, de outra forma, poderiam ser afetados por atualizações de firmware ou fechamentos de lojas digitais.

O que você acha de toda essa situação? Vale ressaltar que a Limited Run até faz entregas de seus jogos em mídia física para o Brasil, porém, as compras contam com taxas de importação e frete com preço “elevado”.