Notícias

Final Fantasy XIV se torna o título mais rentável da franquia

MMORPG também alcançou a marca de 24 milhões de jogadores registrados

por Vítor Amorim Heringer
Final Fantasy XIV se torna o título mais rentável da franquia

Final Fantasy XIV se tornou o jogo mais rentável da histórica série da Square Enix. Além disso, alcançou o número de 24 milhões de jogadores registrados mundialmente — 2 milhões a mais em relação ao último dado divulgado, em abril deste ano.

A informação foi revelada pelo diretor Naoki Yoshida, em evento de prévia da expansão Endwalker, que chegará em 23 de novembro. O dev exaltou a superação do título após o desastroso lançamento e garantiu esforço contínuo para manter o game ativo.

Todos vocês sabem como as coisas foram difíceis para nós com o Final Fantasy XIV original. Desde então, fomos capazes de transformar o título em um que oferece uma grande contribuição para os lucros de nossa empresa. Talvez seja impróprio de minha parte dizer, mas em termos de nosso negócio, alcançamos um grande sucesso. No futuro, não pouparemos despesas com nossos investimentos para garantir que este jogo continue a ser um dos nossos os jogadores podem desfrutar.

Final Fantasy XIV se torna o mais rentável da franquia
Endwalker será a próxima expansão do MMORPG. Foto: Square Enix

Final Fantasy XIV estreou primeiramente para PC em 2010, mas teve seus servers fechados em 2012 por conta da quantidade excessiva de bugs e da crítica negativa. O game voltou em 2013, com lançamento para PlayStation 3, com subtítulo de “A Realm Reborn” para superar a início desfavorável.

Desde então, recebeu três grandes expansões: Heavensward (2015), Stormblood (2017) e Shadowbringers (2019). O título também teve ports para PS4 e PS5. A popularidade atual do MMORPG é tão grande que a Square Enix precisou criar uma lista de espera em julho para não sobrecarregar os servidores.

Relatório financeiro aponta a força de Final Fantasy XIV nas receitas da Square Enix

No início de agosto, a Square Enix divulgou o seu mais recente relatório financeiro, com destaque para Final Fantasy XIV. O jogo teve, até a data, US$ 105,8 milhões de faturamento. Veja mais aqui!