Notícias

Estúdio de Baldur’s Gate 3 apoia IA, mas confia no “talento humano”

Tecnologias só agilizam processos, não substituem pessoas

por Jean Azevedo
Estúdio de Baldur’s Gate 3 apoia IA, mas confia no “talento humano”

Muito tem se falado na indústria sobre o uso das IAs na produção de games e como isso pode afetar desenvolvedores, dubladores, e outros ramos do negócio. Mas de acordo com Swen Vincke, dono da Larian Studios, que nos entregou Baldur’s Gate 3 em 2023, nem tudo é resolvido com tecnologia e ela é apenas uma “mão amiga”.

Em entrevista à IGN, o diretor executivo foi questionado sobre o assunto e não desviou de entregar uma resposta interessante. Segundo Vincke, a IA acelera processos, mas não é considerada uma substituta para os criadores e o talento humano. Confira abaixo:

IA é um assunto muito amplo. Portanto, o que está sendo criticado é a IA generativa, mas há uma série de outras coisas em que realmente queremos que a IA esteja ocupada em nosso processo. Minha posição em relação à IA é muito direta. É uma ferramenta que usamos para nos ajudar a fazer as coisas mais rapidamente. Temos tanto trabalho que estamos felizes em receber ajuda de qualquer coisa. Não acredito que ela substituirá o lado criativo das coisas e posso colocar dinheiro onde está minha boca.

baldur's gate 3 - bruxo fazendo um feitiço sair do livro
Fonte: Larian Studios

Mas de acordo com o chefe da desenvolvedora de Baldur’s Gate 3, seus roteiristas, designers e outros programadores podem ficar tranquilos. Por esse motivo, ele segue contratando mais pessoas para cuidar dos futuros projetos.

Depois de Baldur’s Gate 3, Larian Studios tem dois jogos em mente

Se teremos IA ou não nos próximos projetos do estúdio de Baldur’s Gate 3, não sabemos. Mas a Larian Studios já tem dois jogos em mente. Confira mais detalhes aqui!