Notícias

EA responde Ibrahimović e diz ter direito em usar sua imagem em FIFA 21

EA exalta parceria com a FIFPro e garante ter direito em usar a imagem do jogador

por Vinícius Paráboa
EA responde Ibrahimović e diz ter direito em usar sua imagem em FIFA 21

Zlatan Ibrahimović, jogador do Milan, entrou em polêmica com a EA Sports na última segunda-feira (23), ao acusar a publisher de usar sua imagem em FIFA 21 sem ter direito. Pois bem, a empresa respondeu o craque sueco e garante poder fazê-lo.

Em comunicado enviado ao EuroGamer, a distribuidora ressaltou possuir um acordo com a FIFPro, entidade que cuida da negociação dos direitos de imagem de atletas em videogames e outros. Com isto, é possível colocar Zlatan e outros jogadores no título.

FIFA é o melhor videogame de futebol no mundo e para criar uma experiência autêntica ano após ano, nós trabalhamos com várias ligas, equipes e talentos individuais para assegurar os direitos de incluir jogadores no nosso jogo.

Uma dessas relações é de longa data, com a representante global de jogadores de futebol profissionais, a FIFPro, que se junta à um número de licenciadores para negociar acordos que beneficiam atletas e suas agremiações.

Vale também lembrar: a EA Sports tem um acordo de exclusividade com o Milan para FIFA 21. O clube rossonero é considerado “parceiro oficial” da companhia.

A polêmica de Zlatan e FIFA 21

Ibrahimović usou suas redes sociais para ironizar a FIFPro. Ele afirma não fazer parte do órgão e promete “investigar” o porquê de seu nome e rosto reais aparecerem no game.

Quem deu permissão para a EA Sports usar meu nome? FIFPro? Não estou ciente de ser um membro da FIFPro e se eu sou, fui colocado (no jogo) sem qualquer conhecimento através de uma manobra estranha. Nunca permiti FIFA ou FIFPro de ganharem dinheiro em cima de mim. Alguém lucra com meu nome e rosto sem qualquer acordo em todos esses anos. Hora de investigar.

Enquanto o assunto não é resolvido, a EA Sports se prepara para o lançamento de FIFA 21 no PS5 e Xbox Series. A empresa detalhou alguns dos recursos do título no novo console da Sony, que contará com gráficos melhores e suporte ao DualSense. O port chegará no dia 4 de dezembro.