Notícias

The Last of Us 2: jogadores sentirão diferenças no DualSense após update do game para PS5, diz dev

Kurt Margenau explica que o feedback tátil do DualSense está ainda melhor após o patch

por Vinícius Paráboa
The Last of Us 2: jogadores sentirão diferenças no DualSense após update do game para PS5, diz dev

Nessa semana, a Naughty Dog finalmente liberou o patch que destrava o 60 FPS de The Last of Us 2 no PlayStation 5. Junto com o update, os jogadores poderão sentir uma diferença no feedback tátil apresentado pelo DualSense, de acordo com um dev.

Kurt Margenau, co-diretor do título, afirmou no Twitter que tais mudanças se tornaram possíveis após um firmware lançado para o controle, em abril. Segundo ele, a atualização ajuda a melhorar “o timing, intensidade e textura dos hápticos”, quando o usuário utiliza o joystick para desfrutar de games via retrocompatibilidade. Isto para trazer uma experiência mais autêntica em relação ao seu antecessor, o DualShock 4.

O DualShock 4 inclui dois pesos rotativos de tamanhos diferentes, enquanto o DualSense possui dois pesos que podem se mover para frente e para trás. Margenau explica que como o dispositivo de nova geração é “quase como um alto-falante”, ele produz frequência e amplitude com “extrema fidelidade e baixa latência”.

Então, com o firmware, o controle consegue receber “sinais antigos”, que giram o motor para gerarem uma latência alta e, em troca, emularem o sentimento de ter um novo joystick, ao usar um método mecânico diferente — o “rumble”.

Basicamente, tudo isso significa que o trabalho para melhorar o feedback tátil do DualSense em The Last of Us 2 foi feito apenas através do dispositivo: a Naughty Dog não alterou o código do jogo em momento algum.

The Last of Us 2 roda muito bem com 60 FPS, diz Digital Foundry

O Digital Foundry, veículo especializado em análises técnicas de jogos e hardwares, deu seu veredito sobre os 60 FPS de The Last of Us 2 no PS5. O game fica cravado na taxa de quadros por segundo, sem quedas bruscas. Confira aqui!