Notícias

Dragon Age 4 foi “resetado” por causa de Anthem e Mass Effect: Andromeda

Desenvolvedores ficaram frustrados.

por Bruna Mattos
Dragon Age 4 foi

Parece que Dragon Age 4 acabou sendo cancelado temporariamente para “apagar incêndios” de outros projetos da BioWare, como Mass Effect Andromeda e o próprio Anthem.

As informações são do Kotaku, que continua a detalhar os conturbados bastidores da BioWare. Há algumas semanas, o jornalista Jason Schreier revelou os problemas do desenvolvimento de Anthem.

Segundo relatos anônimos de funcionários e ex-funcionários envolvidos no desenvolvimento do game, Dragon Age 4 teria uma escala menor do que a de “Inquisition”, mas seria um RPG bem mais focado em decisões do jogador e suas consequências, com elementos narrativos muito mais densos.

A equipe estava muito orgulhosa e envolvida com o projeto, até que parte dos funcionários precisou ser destacada para resolver problemas pós-lançamento de Mass Effect: Adromeda. Pouco tempo depois, um novo incêndio: Anthem e seu desenvolvimento atrapalhado demandava mais atenção, o que também provocou o destacamento de pessoal para conter problemas.

No fim das contas, Dragon Age 4 acabou sendo temporariamente cancelado para dar prioridade a projetos problemáticos que também não deram certo. O artigo do Kotaku destaca também a insatisfação dos funcionários. Muitos deles estavam orgulhosos com o que estavam fazendo com Dragon Age 4 e foram obrigados a se envolver com projetos nos quais não acreditavam, como Anthem.

A matéria também lança um prognóstico sombrio sobre o futuro do próximo Dragon Age (supostamente o 4, revisado), anunciado brevemente no The Game Awards. O projeto não tem mais as mesmas características e prioriza funcionalidades que não renderam bons frutos para a BioWare e para a EA, como transformar jogos “em serviço”.