Notícias

Anthem: artigo do Kotaku expõe problemas de desenvolvimento na BioWare

Estresse generalizado entre funcionários, problemas com a engine e até mudança de nome na última hora marcaram o desenvolvimento.

por Bruna Mattos
Anthem: artigo do Kotaku expõe problemas de desenvolvimento na BioWare

Anthem vem sendo uma das decepções do ano. O game era bastante aguardado pelo público, especialmente depois de algumas apresentações impressionantes, como na E3 2017. No lançamento, game acabou recebendo críticas medianas e descontentamento de grande parte dos fãs da BioWare.

O resultado final de Anthem começa a fazer sentido quando vemos os relatos de quase 20 funcionários da desenvolvedora revelados pelo site norte-americano Kotaku.

De acordo com o longo texto, o projeto foi marcado por uma série de problemas de gerenciamento e planejamento, ao ponto de boa parte da equipe sequer entender qual o conceito ou a identidade que o game deveria ter. A frustração e o estresse na equipe chegou a níveis alarmantes, ao ponto de vários deles se afastarem por problemas de saúde, incluindo colapso mental, ansiedade e até depressão.

O maior exemplo dos tropeços no desenvolvimento começa com o nome do projeto. Originalmente, o game deveria se chamar Beyond. A BioWare até estava pronta para apresentá-lo assim na E3 2017. Menos de uma semana antes do evento, com quase tudo pronto – inclusive camisetas para a equipe – o nome foi trocado para Anthem, pois poderia existir problemas para o registro da marca.

A maior pedra no sapato dos desenvolvedores, talvez, teria sido a Frostbite, o motor gráfico da EA usado em todos seus jogos. Os problemas com a engine existiam e se arrastavam desde o desenvolvimento de Dragon Age: Inquisition e Mass Effect: Andromeda. Vários dos protótipos planejados para Anthem sequer eram possíveis na Frostbite, o que acabou criando uma série de tropeços na inclusão da mecânica de voo, um dos diferenciais da obra.

Lembra da apresentação incrível de Anthem na E3 2017? O jogo ainda estaria em pré-produção, segundo Kotaku. Apesar de o período de lançamento ter sido anunciado para o ano seguinte, não havia uma missão sequer pronta. O vídeo exibido na E3, inclusive, possui um aviso de “tudo foi capturado em tempo real”.

Um dos funcionários relatou ao Kotaku que parte da apresentação da E3 2017 era fake, incluindo demos disponibilizadas em feiras. Depois de verem o que foi exibido na E3, os funcionários chegaram a se questionar se seria possível fazer algo como o que foi divulgado com a tecnologia do estúdio.

BioWare responde

ANTHEM

Pouco depois da matéria sobre Anthem ir ao ar, a BioWare publicou uma declaração no blog oficial. Sem citar o artigo diretamente, o texto menciona todo o esforço necessário para desenvolver um game do porte de Anthem.

O texto oficial da desenvolvedora também cita as necessidades de se promover mudanças, principalmente com o ritmo acelerado e a pressão imposta nos períodos de crunch.

Apesar da mea-culpa, a BioWare aponta que “não vê o valor em derrubar uns aos outros” e que “não acredita que artigos que fazem isso estão tornando nossa indústria e desenvolvimento melhores”.