Notícias

De narrativa a mecânicas, diretor revela ideias que teve para Days Gone 2

Jeff Ross queria explorar relação entre Sarah e Deacon, além de implementar novas mecânicas de exploração pelo ambiente

por Jean Azevedo
De narrativa a mecânicas, diretor revela ideias que teve para Days Gone 2

Jeff Ross, ex-Bend Studio, voltou a falar sobre o cancelado Days Gone 2. Dessa vez, o diretor revelou as principais ideias elaboradas para a sequência da aventura. Além de um mundo dinâmico, Deacon St. John poderia nadar e a relação com Sarah seria mais explorada.

Em entrevista ao portal “For The Win”, Ross detalhou as novidades preparadas para o título. O que deu certo no primeiro game continuaria a fazer parte da IP, e graças às análises dos comportamentos dos jogadores, as mudanças visavam deixar a experiência melhor e mais imersiva.

Nós teríamos mantido a forte e pesada narrativa, assim como a moto, obviamente. Eu acho que teríamos expandido o tom de uma maneira mais técnica, algo como, “tudo bem, agora temos toda essa tecnologia NERO o que faremos com ela?”.

Deacon e sua esposa em uma moto no jogo Days Gone.

A narrativa incluiria um fator impactante na visão do ex-Bend Studio. Em Days Gone 2, a relação entre Deacon e Sarah estaria aparentemente abalada.

Sim, eles estão juntos de novo, mas talvez não estejam felizes. “Bem, o que podemos fazer sobre isso? Estávamos casados antes do apocalipse, mas e o futuro?”

Como os planos foram “barrados” pelos superiores da Bend Studio, o dev se mostrou bem contrariado. Em sua visão, jogos como Uncharted, Batman: Arkham e Horizon evoluíram as mecânicas com o tempo, e não ter feito a sequência inibiu uma série de inovações planejadas por ele e pela equipe.

Em Days Gone 2, Ross queria mais imersão

Para entregar imersão na exploração, a intenção era deixar o mundo do game ainda mais vivo. Assim, os animais interagiriam com o ambiente de diversas maneiras e apresentariam comportamentos diferentes. Com as melhorias, Deacon também seria beneficiado com habilidades inéditas.

Como o personagem não conseguia nadar no game, grande parte da comunidade encontrou contratempos durante a aventura. Essa função apareceria no primeiro jogo, mas por conta de “problemas técnicos”, os devs inventaram algo no passado do personagem para explicar seu medo de água.

SIE BEND STUDIOS - Days Gone

Ross queria ao menos colocar um sistema onde os jogadores tivessem uma chance para escapar do afogamento. Os desenvolvedores organizaram uma série de reuniões para contornar esse problema, porém, o plano não saiu do papel — ao que tudo indica, entretanto, algo parecido daria as caras em Days Gone 2.

Falando dos elementos não tão bem recebidos pelo público, as ações às escuras no modo stealth teriam menos espaço durante o gameplay. Na visão de Ross, isso deu bastante trabalho e a sensação transmitida de “eles vão atirar se me avistarem” foi um ponto positivo — mas não apareceria com tanta frequência em Days Gone 2.

O título voltou a ser pauta devido a um tweet polêmico de Jeff Ross, quando Ghost of Tsushima atingiu 8 milhões em vendas, no qual ele relatou uma diferença de tratamento entre as IPs. Recentemente, ele disse que a saída de Shawn Layden, ex-chefe da SIE, pesou no “abandono” da IP. Veja!