Notícias

Dev diz que Microsoft não cancelará games da Bethesda anunciados para PlayStation

GhostWire: Tokyo e Deathloop estão garantidos para o PS5

por Vítor Amorim Heringer
Dev diz que Microsoft não cancelará games da Bethesda anunciados para PlayStation

Herve Gengler, desenvolvedor da Playground Games (Forza Horizon), garantiu mais uma vez que jogos da Bethesda já anunciados para PlayStation não serão cancelados. A informação já foi confirmada por Phil Spencer, chefe da Xbox, logo após a Microsoft comprar a ZeniMax Media.

Em uma entrevista para um canal francês do YouTube, o dev explicou a estratégia da gigante norte-americana. Segundo ele, a companhia não pararia repentinamente a produção de um port.

Os estúdios já estavam no seu ciclo de desenvolvimento e esta é uma mensagem que a Microsoft comunica a todo o momento, não vão parar de repente o desenvolvimento de uma versão para PlayStation. Se o seu jogo é multiplataforma, eles não vão dizer que agora é um jogo exclusivo do Xbox. Eles possuem uma estratégia de longo prazo e não querem tirar o jogo de uma comunidade porque compraram o estúdio.

Dessa maneira, títulos como GhostWire: Tokyo e Deathloop seguem como exclusivos temporários do PlayStation 5. O primeiro está sem data de lançamento confirmada, enquanto o segundo estreia dia 21 de maio. No entanto, é incerto que The Elder Scrolls 6 chegue ao console da Sony, por exemplo.

Chefe da Xbox dá a entender que jogos da Bethesda serão exclusivos

Em entrevista ao KotakuSpencer foi perguntado se a Microsoft conseguiria recuperar o investimento ao deixar de lançar títulos como DOOM e The Elder Scrolls 6 em outras plataformas. Ele acenou positivamente e ainda disse não ser necessário liberá-los em consoles que não detém o apoio da companhia para reaver o montante.

Sim. Eu não quero ser petulante sobre isso. O acordo não foi feito para tirar jogos de outra base de jogadores. Em nenhum lugar da documentação havia: ‘Como vamos fazer esses jogadores não jogarem esses games?’ Queremos que mais pessoas consigam jogá-los. Mas também direi – estou apenas respondendo a sua pergunta – quando penso onde as pessoas jogarão e no número de dispositivos que possuímos, e temos xCloud, PC, Game Pass e consoles, não preciso enviar esses jogos para plataformas que não apoiamos.

A Bethesda também trabalha em Starfield e um novo jogo do Indiana Jones. Ambos os games não tiveram as plataformas anunciadas.