Notícias

CEO da Square Enix defende os NFTs nos games: “jogar para contribuir”

Yosuke Matsuda crê que vários jogadores terão mais motivações para se envolverem com os jogos

por Vítor Amorim Heringer
CEO da Square Enix defende os NFTs nos games:

A comunidade pode estar dividida, mas parece que o caminho está decidido. Em uma carta de ano novo, o presidente e CEO da Square Enix, Yosuke Matsuda, defendeu a implementação dos NFTs nos jogos da publisher. Segundo ele, “haverá um certo número de pessoas cuja motivação é jogar para contribuir”.

O executivo disse entender que algumas pessoas “jogam para se divertir” e não concordam com a inclusão de ativos digitais nos games. No entanto, Matsuda crê que vários jogadores terão mais motivações para se envolverem com os jogos e outros players por meio dos NFTs.

Sei que algumas pessoas que ‘jogam para se divertir’ atualmente formam a maioria dos jogadores e expressaram suas opiniões em relação a essas novas tendências, e isso é compreensível. No entanto, acredito que haverá um certo número de pessoas cuja motivação é “jogar para contribuir”, ou seja, ajudar a tornar o jogo mais emocionante. O jogo ‘tradicional’ não oferece nenhum incentivo explícito a este último grupo de pessoas, que são motivados estritamente por sentimentos pessoais inconsistentes como boa vontade e espírito voluntário. […]

Acredito que isso fará com que mais pessoas se dediquem a esses esforços e a maiores possibilidades de os jogos crescerem de maneiras empolgantes. Desde se divertir até ganhar dinheiro e contribuir, uma ampla variedade de motivações vai inspirar as pessoas a se envolverem com os jogos e se conectarem umas com as outras.

O presidente da Square Enix destacou que a frase “jogar para ganhar” deixará as pessoas “entusiasmadas” e os jogos de blockchain terão potencial para permitir o crescimento autossustentável de um game.

Além dos NFTs, Matsuda acredita que o metaverso e os jogos em nuvem são o futuro da indústria. Dessa maneira, a publisher concentrará os investimentos nessas áreas ao longo dos próximos anos.

Square Enix na TGS - Forspoken, Guardiões da Galaxia e FF Origins
Square Enix defende o uso de NFTs nos jogos. Fonte: PlayStation

Os NFTs são ativos digitais chamados de “tokens não fungíveis”. Estes itens são considerados “únicos”, por isso contam com alta valorização. É possível vendê-los por dinheiro real e trazer um retorno para os jogadores. A principal crítica em relação ao uso nos games é deixar de consumir as obras como uma “arte”.

Square Enix não é a única a apoiar os NFTs

A Ubisoft e a Electronic Arts — duas das maiores empresas da indústria — também já defenderam o uso dos ativos digitais nos títulos. A primeira até já lançou um sistema dedicado aos itens com início em Ghost Recon Breakpoint, o que gerou críticas dos players e seus próprios devs. Enquanto a editora de FIFA disse que os NFTs são o futuro do setor.

Todavia, os tokens não fungíveis tem um grande antagonista: Josef Fares, diretor de It Takes Two, vencedor do “GOTY” 2021. Como um dos principais nomes da indústria na atualidade, o dev disse que prefere “levar um tiro no joelho” do que colocar NFTs nos seus jogos. Saiba mais aqui!