Notícias

EA confirma crossplay e transferência de saves em Battlefield 2042

Além do progresso, qualquer compra feita no jogo estará disponível em todas as plataformas

por Vítor Amorim Heringer
EA confirma crossplay e transferência de saves em Battlefield 2042

A DICE revelou, nesta quarta-feira (14), que Battlefield 2042 terá transferência de saves e compras entre todas as plataformas. Por exemplo, caso compre algum item no PlayStation, não será necessário adquirir novamente no Xbox ou PC. O estúdio também divulgou detalhes sobre o crossplay do game.

O recurso estará disponível entre jogadores de PS5, Xbox Series e PC. Separadamente, players de PS4 e Xbox One também poderão jogar juntos. Portanto, o crossplay não estará acessível entre gerações. Não ficou claro se a funcionalidade ficará pronta para o lançamento do game. Um teste técnico, programado para o fim do inverno, servirá para avaliações.

O principal motivo para o crossplay não ter suporte entre todas as plataformas é que a DICE precisou reduzir o tamanho dos mapas do game nos consoles se oitava geração, com o objetivo de tornar a experiência mais fluida.

A nossa intenção é assegurar que nada prejudique a experiência global de Battlefield 2042. As principais diferenças entre gerações de consoles é que fizemos ajustes na área jogável nos mapas para garantir uma experiência de jogo fluida para os consoles Xbox One e PlayStation 4.

Mapa de Battlefield 2042
Mapas terão diferenças entre gerações de consoles. Fonte: Reprodução/EA

Além disso, é válido lembrar que os mapas da nova geração terão capacidade para até 128 jogadores, enquanto nos videogames mais antigos esse número será restrito a 64 players. Apesar disso, a desenvolvedora garante que a jogabilidade, mecânicas e conteúdos serão os mesmos em qualquer plataforma, independente do poder do hardware.

O Xbox One e PlayStation 4 têm acesso às mesmas funcionalidades de jogabilidade que anunciamos para Xbox Series X|S e PlayStation 5. Armas, Veículos, Especialistas e Gadgets permanecem todos iguais, independentemente da geração. Eventos meteorológicos dinâmicos como tornados, ou perigos ambientais, tempestades EMP, também serão experimentados por todos.

Como soldados IA funcionarão em Battlefield 2042

Próximo ao anúncio, a EA DICE revelou que o título terá soldados controlados por IA para preencher as partidas do multiplayer. Agora, a produtora forneceu mais informações sobre como funcionará a mecânica. Os bots também estarão disponíveis nos modos coop e solo. Assim, podem ser usados para treinar as habilidades no jogo.

No campo de batalha, os soldados IA não conseguirão utilizar características e especialidades, apenas algumas atividades específicas. Entretanto, a desenvolvedora assegura que serão inteligentes o bastante.

Você os verá realizando certas tarefas, como usar o sistema de chamada de veículos e interagir com os veículos ou capturar objetivos. Embora eles não possam usar o Wingsuit, eles têm a inteligência para decidir entre se envolver com você por meio de fogo inimigo, flanquear, lançar granadas ou até mesmo reviver um companheiro de esquadrão abatido.

Além disso, o estúdio revelou que os soldados IA nunca serão a maioria nas partidas multiplayer. A prioridade é sempre preencher com jogadores reais. Caso um player seja desconectado de uma disputa, um bot entrará em ação para substituí-lo temporariamente até que um novo competidor entre no jogo.

Battlefield 2042 chegará em 22 de outubro de 2021 ao PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e ao PC. O título não terá campanha, com foco exclusivo no multiplayer.