Notícias

Balan Wonderworld: ex-diretor afirma ter sido removido do cargo pouco antes do lançamento

Respostas sobre o lançamento desastroso do jogo começam a surgir

por André Custodio
Balan Wonderworld: ex-diretor afirma ter sido removido do cargo pouco antes do lançamento

O criador de Sonic the Hedgehog, Yuji Naka, declarou ter sido removido do cargo de Balan Wonderworld seis meses antes do lançamento do jogo. Segundo o game designer, um processo judicial contra a Square Enix foi recentemente encerrado, dando fim aos entraves existentes desde o problemático desenvolvimento do título.

O silêncio foi quebrado por Naka através de uma postagem no Twitter, onde o dono do perfil detalhou sua mágoa contra a publisher e esclareceu o que ocorreu em pouco mais de um ano após o lançamento do jogo. Na época, ele havia sido demitido misteriosamente, revelando, três meses depois de sua remoção, não poder comentar sobre o fim do acordo contratual.

Em comunicado, Yuji Naka não mediu palavras para expressar seu sentimento e acusou a Square de “não se importar” com seus fãs ou projetos. Além disso, o dev afirmou ter sido alvo de uma “ordem de negócios” motivada pelo uso de uma composição original e pela co-participação do estúdio Arzest Corporation.

Confira abaixo alguns trechos da nota:

 

Aproximadamente meio ano antes do lançamento de Balan Wonderworld, uma ordem de negócios foi emitida para me remover do cargo de diretor do jogo. Então eu abri uma ação contra a Square Enix no tribunal. Eu gostaria de falar sobre o fato de que o julgamento terminou e a ordem comercial não está mais em vigor neste momento.

A outra coisa é que os documentos do tribunal dizem que Oshima conversou com o produtor Fujimoto sobre o que eu disse sobre Arzest enviar o jogo sem consertá-lo, mesmo que houvesse falhas durante o desenvolvimento, e que meu relacionamento com Arzest estava acabando por causa dos meus comentários para melhorar o jogo.

Acredito que um jogo é feito esforçando-se para torná-lo um bom jogo até o final e esperando que os fãs do jogo gostem quando o comprarem. Acho estranho remover, sem consulta, o diretor que comenta sobre o jogo e não permitir que ele se envolva porque ele não tem tempo suficiente.

Na minha opinião, é uma pena que tenhamos lançado Balan Wonderworld como trabalho inacabado para o mundo. Eu queria lançá-lo para o mundo como um jogo de ação de forma adequada, considerando várias coisas. Acho que a Square Enix e Arzest são empresas que não se importam com jogos e fãs.

Balan Wonderwold teve uma chegada problemático ao mercado, registrando menos de 2100 cópias vendidas na semana de lançamento no Japão. Atualmente, o título amarga uma nota 51 no Metacritic (PS5).

Saiba mais sobre Balan Wonderworld

Leia abaixo a descrição de Balan Wonderworld, retirada de sua página oficial na PS Store:

Balan Wonderworld é um maravilhoso jogo de ação e plataformas centrado no Balan Theatre. Lideradas por um enigmático maestro chamado Balan, Emma e Leo, as estrelas do espetáculo, utilizarão habilidades especiais concedidas por um grande número de fatos espetaculares para partir em aventuras pelo mundo bizarro e imaginário do Wonderworld. Aqui, memórias e paisagens do mundo real misturam-se com as coisas a que as pessoas estão mais apegadas.

O que você achou da situação? Acredita que más decisões da Square tenha prejudicado o desenvolvimento do jogo? Deixe sua opinião nos comentários.