Notícias

Ações da CD Projekt RED despencaram após o lançamento de Cyberpunk 2077

Segundo o site de negócios Business Insider Poland, as ações da polonesa caíram em 75% desde a estreia do RPG

por Valdecir Emboava
Ações da CD Projekt RED despencaram após o lançamento de Cyberpunk 2077

Cyberpunk 2077 foi um dos títulos mais polêmicos dos últimos anos, não é mesmo? E parece que a imagem da CD Projekt RED não foi a única afetada nessa história: as ações do estúdio polonês caíram mais de 75% desde a estreia do RPG futurista.

Conforme relatado pelo site de negócios Business Insider Poland, a CDPR, avaliada em mais de 40 bilhões de złoty (moeda polonesa), era a empresa de games mais valiosa da Europa antes do lançamento do título em dezembro de 2020. Agora, seu valor de mercado é menos de 10 bilhões.

Cyberpunk 2077
(FONTE: reprodução)

Para efeitos de comparação, as ações da CD Projekt RED estão sendo negociadas atualmente com base em uma avaliação bem próxima aos seus números de 2017. Também vale lembrar que o estúdio perdeu o posto de empresa mais valiosa da Polônia para a Techland — casa da franquia Dying Light.

Depois de uma campanha de marketing que prometeu muitas novidades para Cyberpunk 2077, a estreia em consoles da geração passada (PS4 e Xbox One) foi considerada por muitos como um dos maiores fiascos da indústria.

Isso levou a Sony retirar o game da PS Store por longos sete meses, enquanto o RPG ainda sofria para ser reproduzido por conta de seus inúmeros bugs e travamentos. Agora, o jogo parece estar no caminho certo e suas vendas até aumentaram após a estreia da versão de PS5.

Cyberpunk 2077 teria sido testada por equipe inexperiente

De acordo com a Forbes, uma equipe externa e inexperiente teria testado a qualidade de Cyberpunk 2077 antes do lançamento. A Quantic Lab, a tal empresa, rebateu as alegações, dizendo que isso foi um grande mal entendido. Saiba mais!