Notícias

Cyberpunk 2077: empresa rebate acusações de que teria enganado a CDPR

Quantic Lab afirma que as pessoas não entendem o contexto e o processo criativo de um jogo

por André Custodio
Cyberpunk 2077: empresa rebate acusações de que teria enganado a CDPR

Após ser acusada de ter causado os inúmeros problemas com bugs em Cyberpunk 2077, a Quantic Lab se pronunciou e rebateu as alegações. Segundo o CEO Stefan Seicarescu, tudo se tratou de um grande mal-entendido e as informações foram repassadas de forma imprecisa para o público. 

O caso começou quando a Forbes noticiou um relato do youtuber “Upper Echelon Gamers” e sugeriu que a equipe de Garantia de Qualidade (QA) terceirizada, contratada pela CDPR, mentiu. A reportagem mencionou uma espécie de quebra de palavra, com programadores inexperientes se responsabilizando por cobrir o desempenho do ambicioso RPG.

maquina em carro de cyberpunk 2077
Fonte: CD Projekt RED

Poucas horas depois da divulgação da história, Seicarescu afirmou que o artigo possui muitas imprecisões. Conforme entrevista ao VGC, as pessoas não entendem como ocorre o processo de análise de qualidade em games e a Quantic Lab foi apenas uma das empresas contratadas para o suporte de jogos em estado de pré-lançamento.

A Quantic Lab apoia mais de 200 projetos por ano de várias editoras líderes globais e continua a manter a qualidade que vem em primeiro lugar em todo trabalho realizado. Todos os nossos contratos com clientes são confidenciais, mas em geral, os editores globais estão trabalhando com várias empresas de terceirização de QA, não dependendo apenas de uma ou de recursos internos no nível do desenvolvedor, na maioria dos casos.

Cada projeto que realizamos é único em relação aos seus requisitos. A direção do projeto é acordada e ajustada de acordo com os requisitos em tempo real com nossos clientes. A Quantic Lab sempre se esforça para trabalhar com transparência e integridade com nossos parceiros do setor.

Apesar da resposta, o depoimento não nega explicitamente o conteúdo do documento do suposto denunciante, mas responsabiliza outras empresas pelos bugs em Cyberpunk 2077. Dessa forma, é possível supor que mais equipes de Garantia de Qualidade também tiveram participação no lançamento problemático do jogo.

Jogo de tabuleiro de Cyberpunk 2077 entra em financiamento

A editora CMON, de Zombicide e Rising Sun, iniciou a campanha de financiamento coletivo de Cyberpunk 2077: Gangs of Night City. Baseado em miniaturas e controle de área, o jogo de tabuleiro expandirá a experiência sci-fi no universo de RPG — tudo com uma nova abordagem e com o retorno de nomes marcantes. Clique aqui para saber mais.