Notícias

“Abandoned não é o que as pessoas pensam ser”, diz fundador da Blue Box

Em longa conversa com a revista NME, Hasan Kahraman ainda disse que o game está mais dentro do gênero tiro/sobrevivência, do que no de terror

por Vítor Amorim Heringer

Em conversa com a revista NME, o diretor de Abandoned e fundador da Blue Box Game Studios, Hasan Kahraman, voltou a afirmar que o título “não é o que as pessoas pensam ser”. Neste caso, um novo Silent Hill, famosa franquia de terror. Na verdade, o dev explica que o game faz parte do gênero de tiro e sobrevivência, ao invés de horror.

Abandoned é um jogo de tiro/sobrevivência. Tem alguns elementos de terror, mas não é realmente um jogo de terror. Não é o que as pessoas pensam — que é Silent Hill“, disse. O veículo também revelou que Kahraman contou todos os detalhes sobre o enredo e jogabilidade do título e assegurou que não é Metal Gear ou qualquer outro jogo conhecido. Obviamente, não puderam falar mais do que isso.

Além disso, o diretor também ressaltou que Hideo Kojima não tem relação com o game ou com a Blue Box, apesar de admitir que o dev japonês costuma provocar seus fãs com a possibilidade de estar envolvido em toda a história.

Há alguns dias, Hideo Kojima postou no Twitter uma boneca sua onde estava com a boca fechada em uma caixa azul e foi muito vago com isso. Por causa disso, muitas pessoas presumiram que ele estava trabalhando em nossa experiência em tempo real. Isso foi depois do atraso, e ele disse ‘Eu queria mudar alguns fotogramas no trailer, mas todos fiquem calmos’. Eu acho que era a maneira dele de tentar controlar a loucura, para manter todos calmos, mas fora isso, nós realmente não trabalhamos com Kojima.

Imagem de capa da logo do game Abandoned e do diretor Hideo Kojima
Hideo Kojima não está envolvido em Abandoned, garante diretor do jogo

O fundador do estúdio concordou que o lançamento do app de Abandoned, “Realtime Experience”, foi um “grande desastre” e que entende a decepção das pessoas. No entanto, garante ter tido a “melhor das interações”. Vale lembrar que o aplicativo estreou com problemas e, após resolvido, tinha o mesmo teaser já divulgado pela produtora em seu Twitter.

Basicamente, tivemos que cortar algumas filmagens do teaser de abertura e eu sabia que não era uma boa ideia usar a mesma filmagem que tínhamos no Twitter e colocar lá, porque são literalmente apenas quatro segundos de filmagem e isso não dá muito. Mas precisávamos fazer isso porque as pessoas queriam um patch, certo? Essa era a nossa primeira prioridade – apenas disponibilizar o patch, porque adicionaremos mais conteúdo mais tarde.

Como Kahraman disse em sua declaração, a Blue Box alimentará o software com muitos conteúdos, a começar pelo trailer de cinemática que todos estão esperando. Segundo ele, o vídeo de revelação será divulgado “muito em breve”, possivelmente na Gamescom 2021, entre os dias 25 e 27 de agosto, mas não confirma uma data específica. Já o “Playable Prologo” (prólogo jogável, em tradução livre) estará disponível posteriormente.

Dev se diz deprimido por conta de acusações de fãs contra a Blue Box

O diretor de Abandoned também contou estar deprimido por conta da acusação de alguns fãs de ser “golpista”. Este seria o principal motivo para os outros devs do estúdio não irem a público, já que estão com medo da reação das pessoas.

Estou muito deprimido agora. Não consigo dormir, não consigo comer. A maior coisa que está me incomodando é que as pessoas estão nos rotulando como golpistas. Essa é a grande coisa que realmente me machuca. Porque essa não é a minha intenção de jeito nenhum, sabe?

Ele ainda explicou que todas as postagens que deram início as muitas teorias sobre o jogo não tiveram a intenção de enganar ou sugerir algo que o título não fosse. No entanto, também admitiu que foi um grande erro postar a imagem de uma personagem com tapa-olho, levando muitos a acreditarem que seria Solid Snake, de Metal Gear. Ele pediu desculpas por isso. A NME até pôde confirmar que a pessoa da ilustração é o vilão do game.

Imagem do app de Abandoned com a logo no centro e um personagem desfocado no fundo
Imagem polêmica de Abandoned levou fãs a acreditam que Abandoned poderia ser Metal Gear. Foto: Reprodução/Blue box

Sobrou espaço para detalhes de Abandoned

A conversa de Kahraman com o veículo abordou diversos acontecimentos polêmicos sobre a comunicação em volta do título. Todavia, ainda sobrou espaço para que o dev pudesse comentar sobre a jogabilidade de Abandoned, o qual ele descreve como algo “totalmente novo.

A coisa especial sobre Abandoned é que ele tem uma nova mecânica de jogo. A maneira como você explora, a maneira como recebe os danos, a maneira como você apenas joga é de uma maneira totalmente diferente. Isso é conseguido pela captura de movimento de ponta. Nós mesmos fazemos a captura de movimentos e criamos sistemas para o jogo com base em dados de animação. Acho que essa mecânica é realmente incrível. O que temos até agora, não está pronto para o público ver, mas uma vez que estiver bem acabado, iremos definitivamente mostrar algumas filmagens.

A NME também relatou cada momento do título afetará Jason, o protagonista, de alguma maneira. Por exemplo, ao estar cansado ou com medo, sua mira será mais difícil de controlar.

Oficialmente, Abandoned está programado para o último trimestre de 2021 no PlayStation 5. Entretanto, a revista diz que o jogo deve ser lançado em 2022. Resta a Blue Box confirmar em seus canais esta informação, ou até no trailer de cinemática em breve.