MeuPlayStation | Tudo sobre PlayStation

Testamos na BGS – Batman Arkham VR

Testamos na BGS - Batman Arkham VR

A Warner Games trouxe para a Brasil Game Show a demo de Batman: Arkham VR, a experiência em realidade virtual da série de videogames mais cultuada do homem-morcego.

Através de uma sessão de testes especial, tivemos a oportunidade de sentir um gostinho daquilo que está por vir.

E logo de começo é possível afirmar sem medo de errar. Arkham VR foi a melhor experiência em RV a qual tivemos acesso na feira.

O slogan “Be the Batman” faz todo sentido após abrir os olhos com o óculos devidamente aclopado e com PS Move em mãos. Você é quase que literalmente transportado para a mansão Wayne, já que todo ambiente externo, exceto audio, fica em segundo plano.

Ao movimentar a cabeça, você observa itens da casa, braços do personagem, teto e outros detalhes. Em outras palavras, ali, naquele instante de tempo, você é o mesmo o bilionário justiceiro.

Alfred, fiel mordomo, repassa as primeiras instruções, mostrando como usar os itens que ficam presos no batcinto, explica como funciona o batrang e outros apetrechos, por fim, o tutorial incita o jogador a vestir a máscara. Você é o Batman.

Após as instruções iniciais e aculturamento, a missão é desvendar as circunstâncias que levarão à morte do Asa Noturna. Ao que parece, o herói teve seu pescoço quebrado e o homem-morcego, agora o jogador, deve usar suas habilidades de detetive para elucidar os fatos.

Observando a cidade de Arkham, você se sente na naquele ambiente sombrio. Mesmo que a demonstração seja guiada, ou seja, não é possível caminhar ou andar livremente, analisar o cenário é algo realmente imersivo, principalmente quando você olha para baixo e percebe que está sobre um parapeito. Só faltou uma brisa gelada para ser perfeito.

Na cena do crime, utilizando o PS Move, o objetivo é investigar o local em todos os seus detalhes, exatamente como acontece nos jogos da série.

Utilizando os gatilhos, é possível trocar a perspectiva afim de encontrar um anglo mais aprimorado. Girando o controlador, as cenas podem ser avançadas ou retrocedidas.

Com um observação mais cautelosa, os mistérios do crime começam a fazer sentido e o cavaleiro vai registrando todos os detalhes e buscando ainda outras informações, como uma testemunha talvez.

Ao final, de volta a realidade, você vê o quanto a realidade virtual pode ser imersiva e intuitiva. Retirando o capacete, quando o ambiente verdadeiro se faz presente, vem aquela sensação de ‘uau’.

É claro que uma primeira impressão de cerca de 15 a 20 minutos pode nos levar a crer que a realidade virtual pode ser algo realmente revolucionário no aspecto de imersão, como bradam as propagandas. Neste momento, é necessário conter o hype e esperar por outros jogos e experiências.

As primeiras impressões foram ótimas, mesmo que o visual do game não seja a última palavra em qualidade, o transporte para dentro do jogo foi profundo.

Mais em BGS

Autor

foto do author do artigo Daniel dos Reis

Daniel dos Reis

CEO

Fundador do MeuPlayStation, formado em Ciência da Computação e especialista na indústria de games, com mais de 15 anos de experiência e ampla cobertura do ecossistema PlayStation.

Mais artigos de Daniel dos Reis

icone representando um redirecionamento para outra pagina
Comunicar erro no artigo

Notícias