Listas

Só os melhores: os 10 jogos mais premiados de todos os tempos

A corrida pelo topo entres os games com mais "GOTY's" ganhou um novo capítulo em 2021

por Vítor Amorim Heringer
Só os melhores: os 10 jogos mais premiados de todos os tempos

Em toda sua história, a indústria de games já entregou narrativas emocionantes, gameplays inovadores, trilhas sonoras marcantes, gráficos em constante evolução e muito mais. Para isso, diversos sites e veículos premiam todos aqueles que se sobressaíram dos demais e celebram os títulos de alta qualidade.

Mas quais são os jogos mais premiados de todos os tempos? O site Game Awards faz o rastreamento de todos os “GOTYs” desde 2003 e é uma ótima fonte de dados. Como curiosidade, a Sony possui quatro dos seus games entre os 10 primeiros. Deles, três são da Naughty Dog.

Confira o top 10:

10º: Dragon Age: Inquisition

  • GOTYs: 138

Dragon Age 4 deve ser um jogo inteiramente single player.

O vencedor do “Jogo do Ano” do The Game Awards de 2014 não teve muita competição no seu ano. Em um momento de troca de geração, faltaram grandes lançamentos para disputar os prêmios. No entanto, Dragon Age: Inquisition trata-se de um grande jogo da Electronic Arts e da BioWare, um RPG que mostrou o poder do PlayStation 4 na época.

9º: Grand Theft Auto V 

  • GOTYs: 163

GTA V

A mina de ouro da Rockstar e da Take-Two Interactive. GTA V já vendeu mais de 140 milhões de cópias desde o seu lançamento, em 2013. O título é o produto de mídia mais lucrativo da história, e não é por menos, sua qualidade o alçou ao nono lugar entre os jogos mais premiados. Ainda em 2021, receberá uma versão atualizada para o PS5.

8º: Red Dead Redemption 2

  • GOTYs: 172

Arthur Morgan, de Red Dead Online

Todo o tempo de espera até o lançamento de Red Dead Redemption 2 valeu a pena — até demais. A Rockstar Games não decepcionou e entregou um título repleto de conteúdo, com um Velho Oeste vivo e que beira a perfeição. É difícil jogar e não se sentir tão imerso como um membro da gangue Van der Linde controlando Arthur Morgan.

7º: Uncharted 4: A Thief’s End 

  • GOTYs: 187

1

A conclusão da história de Nathan Drake foi uma aventura e tanto. Lançado em 2016 no PS4, o título foi aclamado pela crítica e pelos fãs por sua narrativa emocionante e cenas de ação intensas, marca registrada da franquia. Além disso, o exclusivo impressionou a todos com gráficos exuberantes. Uncharted 4 figura em sétimo lugar entre os games com mais GOTYs, a frente até de Overwatch, que venceu o prêmio no The Game Awards.

6º: The Elder Scrolls V: Skyrim

  • GOTYs: 229

Skyrim

O mais antigo da lista, Skyrim estreou em 2011 para PS3, Xbox 360 e PC. O gigante mundo impressionou a indústria dos games, com um universo vivo, repleto de opções e lugares para explorar. O RPG da Bethesda continua sendo um dos mais densos até hoje, a comunidade sempre descobre segredos — e bugs — como se tivesse acabado de ser lançado.

5º: The Legend of Zelda: Breath of the Wild 

  • GOTYs: 255

2

A obra-prima da Nintendo está em quinto entre os jogos mais premiados de todos os tempos. O último lançamento da lendária franquia fez história ao entregar um mundo enorme para os jogadores, com liberdade poucas vezes vistas. Quer ir direto para o chefão final? Tente a sua sorte. No entanto, a verdade é que o game clama para ser explorado por todos os cantos. The Legend of Zelda: Breath of the Wild, possivelmente, é a maior estreia de qualquer console.

4º: The Last of Us

  • GOTYs: 257

The Last of Us Remastered

O início de uma das narrativas mais marcantes dos últimos tempos teve todo o seu sucesso reconhecido. Joel e Ellie atravessaram os EUA nas quatro estações do ano e se depararam com criaturas perigosas, inimigos humanos e momentos emocionantes. The Last of Us recebeu muitos prêmios, mesmo com a concorrência de GTA V.

3º: God of War (2018) 

  • GOTYs: 258

Reforço de peso: dev de TLOU2 integra equipe do novo God of War

GAROTO! Em um dos anos mais disputados, God of War conseguiu a marca de 208 prêmios de “Jogo do Ano”. Red Dead Redemption 2 foi um grande concorrente, mas a jornada de Kratos e seu filho Atreus pela mitologia nórdica elevou uma franquia que já estava na história dos games. Combates inesquecíveis, história memorável, ambientação sem igual e muito mais marcaram o último lançamento da série.

2º: The Witcher 3: Wild Hunt

  • GOTYs: 278

Geralt de Rivia segurando a cabeça de um monstro abatido em The Witcher 3

O “bruxão” não perdoou seus adversários e se manteve no topo por alguns anos, até perder o posto no início de 2021. The Witcher 3: Wild Hunt elevou a CD Projekt RED para uma das maiores desenvolvedoras do mundo. Um RPG de altíssima qualidade e profundidade, alinhada com personagens carismáticos, principalmente pelo protagonista, Geralt de Rívia.

1º: The Last of Us Part II

  • GOTYs: 293

The Last of Us Part II

Eis o “GOTY” de todos os tempos! The Last of Us Part II conquistou o primeiro lugar em janeiro deste ano e uma referência de qualidade e narrativa na indústria. A história densa impactou a todos, com desfechos ousados por parte da Naughty Dog. Além disso, o game trouxe uma jogabilidade refinada e repleta de sustos e novos monstros assustadores. Haja coração.

E aí, caro leitor, acredita que o top 10 de jogos mais premiados da história faz jus a sua qualidade? Diga nos comentários!

Receba as novidades do meuPS no email

Nós não enviamos spam :)

Ao clicar em receber novidades você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade. Você pode optar por parar de receber os emails a qualquer momento.