Lady Dimitrescu: como a vilã de RE Village virou a Internet de cabeça para baixo
Especiais

Lady Dimitrescu: como a vilã de RE Village virou a Internet de cabeça para baixo

A duquesa mal chegou e foi "sentando na janelinha", conquistando a comunidade e boa parte da internet com seu design arrojado

por Valdecir Emboava

A contagem regressiva para para o lançamento de Resident Evil Village já começou. Muitos fãs ficaram felizes em saber que Ethan Winters e Chris Redfield voltarão ao jogo como personagens principais. No entanto, os holofotes sobre os protagonistas logo mudaram para uma personagem completamente nova.

Existem muitos motivos para o título ser um sucesso. Quando falamos “muitos motivos”, não nos referimos apenas às singelas referências a Resident Evil 4, à história que tem tudo para ser uma das melhores e nem ambientação, mas sim de Lady Dimitrescu, a nova vilã que já virou a Internet de cabeça para baixo.

Vilão de Resident Evil Village e suas filhas em um quarto

A duquesa, carinhosamente chamada de “vampirona” por boa parte da comunidade, apareceu pela primeira vez em junho de 2020, durante a apresentação de um showcase exclusivo de jogos do PlayStation 5. Neste primeiro contato, ela não tentou parecer convencionalmente sexy, ou mesmo assustadora — mas aí é que está o X da questão: ela não precisava.

Por que Lady Dimitrescu se tornou tão popular?

Lady Dimitrescu é exatamente o que as grandes franquias de jogos querem hoje em dia: um ícone de presença marcante. Sem muito esforço, a nova vilã da saga criou uma identidade única para Resident Evil Village e é certo que nem a Capcom estava preparada para tanto sucesso — pra falar a verdade, nem Tomonori Takano, diretor de arte do game, entende o motivo de tanta fissura.

Esboço de Lady Dimitrescu, nova vilã de Resident Evil Village

Ainda não sabemos, e nem precisamos saber, se ela é, de fato, uma vampira ou uma arma biológica resultado da mutação de algum vírus. Aí é que está a graça de Dimitrescu. Independente do que ela for, ainda continuará sendo um ícone entre os jogadores.

Tanta popularidade pode estar atrelada às características marcantes dos principais antagonistas da saga, que em outrora também foram símbolos dignos de exaltação. Claro, isso contribuiu para sua ascensão ao estrelato, já que os confirmados 2,90 m de altura é muito maior que Nemesis e Mr. X — 2,28 m e 2,21 m, respectivamente.

Nemesis, Mr. X e Lady Dimitrescu, nova vilã de Resident Evil Village, comparando a altura com os outros dois monstros.
A nova vilã de Resident Evil Village é muito maior que os icônicos vilões Nemesis e Mr. X

Porém, além disso, o apelo de Lady Dimitrescu pode estar relacionado à sua aparência, que é muito diferente de qualquer inimigo tradicional da franquia. Na verdade, essa é a razão pela qual muitos estão se sentindo atraídos por ela. Apesar de intimidante e assustadora, seu visual é bonito e elegante. Alguns dizem que o sucesso está atrelado ao símbolo sexual. Mas é muito mais do que isso.

Provavelmente ela foi projetada dessa forma, justamente para incitar o medo através de um enfoque psicológico e não visualmente falando. Bom, nos resta aguardar pelo jogo para vermos se todo esse charme não se transformará em uma criatura horrenda e cheia de tentáculos.

Possível inspiração no tom ocultista do folclore japonês

Embora a Capcom utilize uma abordagem bastante parecida na criação de seus antagonistas, o arquétipo de Dimitrescu ser alta e assustadora pode estar relacionada à outra figura, contada em mitos e lendas do folclore japonês.

Silhueta de lady Dimitrescu, vilã de Resident Evil Village, em meio ao fogo

Apesar de ser uma suposição, é notável que Dimitrescu teve muitas inspirações em Hachishakusama, uma personagem de lenda urbana usada para assustar crianças no Japão. Seu nome na terra do sol nascente é traduzido como “a senhora de 8 metros de altura”. Hachi significa 8, Shaku refere-se a uma unidade de medida e Sama significa senhora — usado como honorífico do vocabulário japonês.

O mito diz que a tal Hachishakusama se aproveita de crianças, por serem mais fáceis de enganar, e que depois de alguns dias, a criança que a viu morre. Quem jogou Fatal Frame: Maiden of Black Water, lançado para Wii U em 2014, deve se lembrar dessa figura lendária japonesa. Confira um trecho abaixo:

Até mesmo a aparência de Lady Dimitrescu, com chapéu e o longo vestido branco, se assemelha à de Hachishakusama. Essa referência, no que lhe concerne, pode ser uma indicação clara do tema geral de Resident Evil Village, que mistura elementos tradicionais de ficção científica com um apelo sobrenatural e ocultista.

O que sabemos de Dimitrescu até agora?

O nome da duquesa, na verdade, é Alcina Dimitrescu e ela tem outros três irmãos que serão responsáveis por transformar a vida de Ethan em um verdadeiro inferno: Karl Heisenberg, Salvatore Moreau e Donna Beneviento — a última é considerada a mais assustadora do quarteto, segundo o diretor Morimasa Sato.

A duquesa também tem três filhas: Bela, a filha mais velha, é quieta e bastante inteligente; a do meio, Cassandra, é sádica e gosta de matar a bel-prazer; e, por fim, Daniela, a mais nova das três — porém, maluca e delirante.

A grande família não para por aí: Dimitrescu recebe ordens diretas de uma figura conhecida como “Madre Miranda”, a principal antagonista de Resident Evil Village, mas que não teve muitos detalhes revelados até então. Ela terá um papel muito similar ao de Lord Saddler, de RE 4.

Design de Madre Miranda, principal antagonista de Resident Evil Village, com roupa cheia de penas de corvo e uma espécie de coroa.
Imagem oficial de Madre Miranda, principal antagonista de Resident Evil Village

Já sobre seus poderes, a Capcom ainda não revelou muitos detalhes, a não ser o fato de que ela perseguirá Ethan pelos corredores de seu castelo, assim como Nemesis e Mr. X fizeram nos atuais remakes. Outras informações, não tão uteis assim, revelam que Dimitrescu calça 61 e tem peso estimado de 205 kg.

Passeando pelo castelo de Dimitrescu na demo de Resident Evil Village

A demo de Resident Evil Village está disponível para todos nesta semana e até possível encontrar a Lady em seu castelo. É um aperitivo bem estruturado que deixa boas expectativas.

Resident Evil Village será lançado em 7 de maio para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC. O jogo já pode ser reversado com descontos na mídia física. Clique AQUI para saber mais.